back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 14 de dezembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/10/2017 - 15:58:46

Notas da sessão plenária
de 11 de outubro

  • Líder do prefeito na Câmara, Pier Petruzziello apresentou um balanço sobre os investimentos da Secretaria de Saúde. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Tito Zeglin destacou as comemorações dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Números da Saúde
Um dia depois da vereadora Noemia Rocha (PMDB) criticar o aplicativo Saúde Já, lançado neste ano pela Prefeitura de Curitiba, o líder do Executivo na Câmara, Pier Petruzziello (PTB) defendeu a Secretaria de Saúde em plenário. “A gestão já comprou mais de 18 milhões de remédios, pagou R$ 44 milhões às unidades do SUS e realizou 307 mil exames no laboratório municipal”, enumerou o parlamentar, que detalhou essas despesas em plenário. “É para que as pessoas entendam o quão difícil é gerir [a Saúde], equilibrando os recursos sem parar os serviços”, completou.

Dia da padroeira I
Geovane Fernandes (PTB), Serginho do Posto (PSDB) e Tito Zeglin (PDT) destacaram que 12 de outubro é feriado nacional, instituído pela lei federal  6802/1980, devido à comemoração do dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. O Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, está com uma programação especial devido aos 300 anos do descobrimento da imagem da santa católica, no rio Paraíba, afirmou Zeglin. “Esta imagem foi visitada até por dom Pedro I. Fico feliz de saber que milhares e milhares de pessoas de todo o país partem em visita ao santuário, consagrado como o maior santuário do mundo”, acrescentou.

Dia da padroeira II

“Considerando o Estado laico, falando em Nossa Senhora, nós [evangélicos] amamos Maria, temos apreço muito grande por ela, reconhecemos que foi a virgem que deu à luz Jesus. Mas não a temos como deusa, não a devotamos como deusa. Quero fazer esse esclarecimento aqui, que ela não é nossa deusa, que não reverenciamos o dia 12”, respondeu Noemia Rocha (PMDB). “Não adorei, não adoro, porque ela não é deusa, e sim a mãe de Deus”, rebateu Zeglin. Serginho do Posto encerrou a sessão desta quarta-feira com um “viva à Nossa Senhora Aparecida e que ela interceda pelo Brasil”.

Finanças do município
O vereador Thiago Ferro (PSDB) encaminha requerimento (045.00031.2017) de anexação do ofício n° 300/2007 à proposição nº 013.00007.2017, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2018. Segundo Ferro, o ofício contém “os estudos e estimativas das receitas para o exercício 2018, com as respectivas memórias de cálculo e a receita corrente líquida do município”, ação necessária para que as informações apresentadas pelo Poder Executivo venham a integrar o Projeto da Lei Orçamentária Anual para 2018.

Denominação de logradouro

Julieta Reis (DEM) e Tico Kuzma (Pros) encaminharam proposição que denomina de Nelson Domingos Comel um dos logradouros públicos não nominados na cidade de Curitiba (009.00032.2017). Nascido no Município de Guaporé no Estado do Rio Grande do Sul, Nelson Comel trabalhou em vários veículos de comunicação do Paraná e do Brasil, como Paraná Esportivo, Correio do Paraná, Última Hora, Gazeta do Povo e Rádio Colombo. Em setembro de 1973, a Câmara Municipal de Curitiba concedeu a Nelson o Título de Cidadão Honorário do Paraná, por serviços prestados ao esporte amador paranaense. Recebeu também o Título de Cidadão Honorário do Paraná pela Assembleia Legislativa em 1989.

Homenagens

Noemia Rocha (PMDB) registrou sua deferência ao Corpo de Bombeiros, às Forças Aéreas e ao 20º BIB (Batalhão de Infantaria Blindado). Todas essas instituições celebraram aniversário neste mês, sendo que as duas últimas realizaram eventos aos quais a vereadora compareceu. Ela também adiantou que agradecerá aos bombeiros que a resgataram, ano passado, na praia de Caiobá. “Não saber nadar e ir para o fundo é pedir para morrer”, penitenciou-se, agradecendo aos jovens por terem impedido que ela se afogasse.

Retirada de Proposição
Oscalino do Povo enviou requerimento (072.00121.2017) que pede a retirada de proposição que concede ao desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca o prêmio Cidade de Curitiba (023.00007.2017). Segundo o vereador, a proposição não é necessária pois o homenageado já foi consagrado com a premiação em 2009.

Obesidade
Maria Letícia Fagundes (PV) registrou que na tarde desta quarta (11), Dia Nacional de Combate à Obesidade, estão sendo realizadas na Boca Maldita, das 9h às 15h, atividades como avaliação de peso, medida de circunferência e distribuição de fôlder educativo sobre a obesidade. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Paraná e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Mães que oram
Noemia Rocha (PMDB) divulgou o evento “Mães que oram”, que será realizado nesta quinta-feira (12) na praça Santos Andrade, a partir das 11h. A vereadora agradeceu a presença de voluntárias do movimento que vieram à Câmara Municipal para divulgar a atividade e convidar os parlamentares para participar das orações.


Texto:   Fernanda Foggiato, Marcio Alves da Silva e José Lazaro Jr.
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.