back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de dezembro de 2017
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/12/2017 - 14:29:33

Tribuna Livre recebe a primeira
escola de samba ecológica do mundo

  • O tema da Tribuna Livre de hoje foi a fundação da escola de samba “Enamorados do Samba”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Mauro Bobato, que fez o convite, destacou que a escola é a primeira “ecológica” do mundo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Reinventar o carnaval de Curitiba é garantir que essa história se perpetue”, disse o carnavalesco Felipe Guerra. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Marlene Monte Carmelo lembrou que o nome “Enamorados do Samba” denominava um bloco carnavalesco há 20 anos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Mestre Amauri refutou as acusações de que Curitiba não teria Carnaval. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Ser a primeira escola de samba ecológica do mundo. Esse é o objetivo da escola Enamorados do Samba, criada pelo carnavalesco Felipe Guerra. “A Enamorados do Samba nasceu da busca da criação de um carnaval com a identidade de Curitiba”, disse o representante da agremiação, durante sua participação na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba desta quarta-feira (6), a convite de Mauro Bobato (Pode).

De acordo com o convidado, a Enamorados do Samba escolheu trabalhar com material reciclado. “Reciclar, reduzir, reutilizar, são as palavras de ordem que direcionam o trabalho, cujo resultado será facilmente identificado pelo público”. A ação será promovida em parceria com o setor industrial, faculdades de moda, artistas e pessoas interessadas, com o intuito de identificar os materiais e descobrir qual influência artística poderá ser extraída deles. Além disso, a escola ministrará cursos e oficinas de transformação de lixo e descarte em arte. Cursos que serão oferecidos para catadores de material reciclado, inicialmente, e estendidos ao público em geral, posteriormente.

Os desfiles de escolas de samba acontecem em Curitiba há 50 anos e para Felipe Guerra “reinventar esse Carnaval é garantir que essa história se perpetue”. A escola criou também um selo para presentear as empresas colaboradoras: o selo “Empresa Amiga da Natureza”. “Usaremos o dinheiro da Fundação Cultural em projetos e não para comprar material”, garantiu o carnavalesco, que também adiantou o tema da escola no próximo desfile: “Por um mundo melhor”.

Guerra lembrou que em 16 de dezembro será a inauguração do Centro Cultural e Ecológico no Jardim das Américas. “Há 20 anos, o nome 'Enamorados do Samba' era de um bloco, mas a gente resolveu resgatar esse nome no projeto do Felipe”, disse Marlene Monte Carmelo, carnavalesca há 50 anos. “Muita gente diz, principalmente na imprensa, que Curitiba não tem Carnaval, o que está longe de ser verdade. Nós não ganhamos nada com o Carnaval, é tudo por amor”, completou Amauri Fernando dos Santos Ferreira, o “Mestre Amauri”, que participou da fundação da primeira escola de samba de Curitiba, a Mocidade Azul.

De acordo com Julieta Reis (DEM), quando um talento como o de Felipe Guerra se une à experiência de Marlene Monte Carmelo, o resultado só pode ser positivo. Para Fabiane Rosa (PSDC), nada melhor do que saber que não se está usando o sofrimento dos animais para a confecção de roupas e adereços. Também participaram do debate os vereadores Colpani (PSB) e Professor Euler (PSD).  


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.