back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de junho de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 01/03/2018 - 14:28:04

Delegação latino-americana
troca experiências com a Câmara 

  • A delegação está em missão internacional para troca de experiências nas áreas de planejamento urbano, transporte coletivo e projetos de gerenciamento e estruturação de resíduos para cidades inteligentes. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Serginho do Posto disse que a Câmara de Curitiba teve papel fundamental na recuperação econômico-financeira do Município, ao aprovar o Plano de Recuperação. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Esse momento é importante porque podemos compartilhar o processo de desenvolvimento de Curitiba em nossos países”, observou a governadora de Esmeraldas, no Equador, Lucía de Lourdes Robinzon. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Presidente da Câmara da Província del Callao, Arturo Ramos esclareceu que no Peru, cada província tem seu próprio sistema de gestão educacional. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Diretor da ONWARD Internacional para o Brasil, João do Suco, que é ex-presidente da Câmara Municipal, coordenou a visita. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • A comitiva latino-americana é formada por vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, secretários municipais e de estado, e outros gestores públicos. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Delegação e vereadores registram o encontro em frente ao Palácio Rio Branco. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A Câmara Municipal recebeu, nesta quinta-feira (1º), uma delegação de 49 gestores públicos e parlamentares de quatro países da América Latina: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Os visitantes compõem a Gira Internacional Smart City – uma missão internacional para troca de experiências nas áreas de planejamento urbano, transporte coletivo, programas ambientais e projetos de gerenciamento e estruturação de resíduos para cidades inteligentes.

Coordenado pela ONWARD Internacional (La Organización para el Desarrollo de América Latina y el Caribe), o grupo também está na capital paranaense para participar na Smart City Expo Curitiba, que acontece nestas quarta (28) e quinta na Expo Barigui. A visita ao Legislativo foi coordenada pelo diretor para o Brasil da organização internacional, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, João Luiz Cordeiro, o João do Suco.

A comitiva foi recepcionada pelo presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB); Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Professor Silberto (PMDB) e Zezinho Sabará (PDT). Ao longo da conversa, os parlamentares de Curitiba e visitantes – entre vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, governadores, deputados e gestores públicos – compartilharam informações sobre os modelos de administração pública e organização política dos países vizinhos.

Serginho do Posto explicou, por exemplo, que o Legislativo municipal tem 38 vereadores, dos quais oito são mulheres. “É a maior bancada feminina da história da Câmara”, completou. O presidente ainda disse que a Câmara de Curitiba teve papel fundamental na recuperação econômico-financeira do Município, ao receber, debater a aprovar, no ano passado, projetos do chamado Plano de Recuperação. “Cumprimos nosso papel de legisladores”, destacou.

Corregedor do Legislativo, Dr. Wolmir disse ser importante a troca de experiências e informações com os países vizinhos, e lembrou que, atualmente, não há nenhuma sindicância aberta na Câmara de Vereadores. “Ano passado, fizemos uma revisão do Regimento Interno, com mudanças no Código de Ética [e Decoro Parlamentar]”, informou.

Professor Silberto, por sua vez, falou que sua experiência de 25 anos como educador tem ajudado no seu trabalho como vereador, cuja atuação está focada no fortalecimento da educação. Zezinho Sabará tirou dúvidas com os membros da comitiva sobre a função dos conselhos municipais na América Latina.

Vice-prefeito da cidade de Otavalo, província de Imbabura, Equador, Jose Quimbo Amaguaña, explicou que cada região procura preservar sua cultura local, e que legisladores, prefeitos e governadores lutam por um estado plurinacional. Já o deputado estadual e presidente da Câmara da Província del Callao, Arturo Ramos Semaqué esclareceu, por exemplo, que o Peru tem um Ministério da Educação, como no Brasil, mas que cada província (equivalente ao estado brasileiro) tem seu próprio sistema de gestão.

“Esse momento é importante porque podemos compartilhar o processo de desenvolvimento de Curitiba em nossos países”, observou a governadora da província de Esmeraldas, no Equador, Lucía de Lourdes Robinzon, que está terminando seu terceiro mandato. O exemplo positivo de planejamento urbano da capital, considerada uma cidade inteligente, também foi elogiado por outros membros da delegação internacional.

Como resultado do encontro, a Câmara de Curitiba, segundo o presidente Serginho do Posto, se comprometeu a estudar, junto aos representantes locais da ONWARD Internacional, a viabilização de um convênio para troca permanente de experiências com os membros desta comitiva. “A ideia é fazer uma ponte com o Executivo”, informou o vereador, ao lembrar que a capital já tem, como cidades-irmãs na América Latina, Assunção (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Guadalajara (México) e La Plata (Argentina).  

Confira todas as fotos do encontro em nossa página no Flickr.


Texto:   Pedritta Marihá Garcia
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.