back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 05/03/2018 - 15:23:45

Nesta segunda, Câmara aprova
seis sugestões ao Executivo

  • Maria Leticia Fagundes propôs que funcionários da Feaes continuem atendendo o público nas UPAS, mesmo após a transição para as Organizações sociais (OSs). (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Helio Wirbiski sugeriu a reimplantação e a readequação dos retornos da Avenida Comendador Franco. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professor Silberto apresentou uma sugestão para implantação de Internet WiFi gratuita em praças do bairro Sítio Cercado. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Durante a sessão plenária desta segunda-feira (5), na Câmara de Curitiba, foram aprovadas seis indicações de sugestão ao Executivo. Uma delas, da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), pede que se inclua o parágrafo quinto ao artigo 7º da lei municipal 9226/1997, que dispõe sobre as entidades qualificadas como Organizações Sociais (OSs), além de criar o programa municipal de publicização (201.00012.2018).

Maria Leticia lembrou que, em abril, começa a administração da UPA CIC por meio de organização social. “Evidentemente a gente acha que, até o final da gestão, todas as demais UPAs estarão migrando para o sistema de Organizações Sociais”, disse ela. A vereadora destacou que as UPAs são administradas pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes). “Pedimos pela manutenção de uma parte dos funcionários da Feaes, até porque a população já está acostumada com esses profissionais. A gente pode até pensar em equipe mista”, sugeriu.

Helio Wirbiski (PPS) propõe a reimplantação e a readequação dos retornos da Avenida Comendador Franco [Avenida das Torres] (201.00011.2018 e 203.00014.2018). O vereador reclamou do fato de que a região não é interligada pelo transporte coletivo, “apesar de ser um dos maiores corredores de trânsito da cidade”. Para Wirbiski, a Copel, que vai substituir sua fiação de 80 mil watts por outra de 240 mil, visa lucro.

“Ela teria que dar uma contrapartida nesses retornos e contornos. Morrem pessoas todo mês”. Goura parabenizou Wirbiski e lembrou que a Comissão de Meio Ambiente ganhou uma nova nomenclatura recentemente: assuntos metropolitanos. Para ele, os demais municípios da região metropolitana também deveriam discutir suas leis de zoneamento.

Professor Silberto (PMDB) apresentou uma sugestão para implantação de internet WiFi gratuita em praças do bairro Sítio Cercado (203.00015.2018). Para o vereador, é necessário que a prefeitura também atenda as regiões periféricas. “A prefeitura já tem um projeto que atende, com WiFi 11, praças da região central de Curitiba. O pedido é para que seja implantada também nas regiões periféricas”. Para o vereador, a medida pode diminuir a presença de usuários de drogas nas praças.

Outras sugestões
Também foram aprovadas as seguintes sugestões: elaboração de projeto para a instalação de semáforo no cruzamento das ruas Francisco Raitani (via rápida sentido centro) e Dr. Manoel Linhares de Lacerda, no bairro Capão Raso, de Tico Kuzma (Pros) (201.00010.2018);  implantação de um Telecentro na Rua da Cidadania do Bairro Tatuquara, de Marcos Vieira (PDT), (201.00013.2018); dar finalidade ao módulo policial desativado e desocupado, próximo ao Cemitério Municipal do Água Verde, de Oscalino do Povo (Pode) (203.00013.2018); elaboração de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal através da Fundação de Assistência Social com o Instituto Nacional de Seguridade Social, de autoria de Maria Leticia Fagundes e Helio Wirbiski (203.00016.2018).



Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.