back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 19 de julho de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 13/04/2018 - 09:07:33

Após alagamentos, audiência pública
discutirá obras no rio Pinheirinho

  • Câmara vai promover audiência pública para discutir as obras de controle de cheias do rio Pinheirinho. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Autor da iniciativa, Oscalino do Povo requereu a audiência pública após os alagamentos de 3 de março. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Na próxima quarta-feira (18), a Câmara de Curitiba vai realizar uma audiência pública sobre  a obra de contenção e drenagem do rio Pinheirinho, compreendido nos bairros Hauer, Fanny, Lindoia, Guaíra, Parolin e Novo Mundo. De acordo com o autor da proposta, vereador Oscalino do Povo (Pode), trata-se de uma obra de grande porte que demanda tempo considerável para sua conclusão, o que acarreta mudanças significativas aos moradores da região.

Segundo o vereador, a intenção da audiência pública surgiu depois dos alagamentos que ocorreram no dia 3 de março e que atingiram a avenida Wenceslau Braz, a Linha Verde, e as ruas Maestro Francisco Antolleno e Henry Ford, entre outras. “A audiência tem por finalidade atender aos anseios da população em obter respostas sobre o andamento da obra. Muitos apontam fatores prejudiciais que a presente contenção tem acarretado. Da mesma forma, carece de informações a respeito da finalidade da obra, prazo de conclusão, benefícios e benfeitorias que este empreendimento irá trazer após sua finalização”, diz a justificativa do requerimento (407.00010.2018).

Foram convidados para audiência pública o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel; o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem, engenheiro Augusto Meyer Neto; o gerente da área fiscal do Consórcio Rio Pinheirinho, Luiz Alberto Statassoli; as empresas que integram o Consórcio Pinheirinho; além de representantes do Ministério das Cidades do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal, na qualidade de mandatária como agente financeira do PAC; do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais; da Defesa Civil; da Sanepar, da Copel e das comunidades afetadas pelas enchentes.

Obras
Segundo a Prefeitura, as obras de controle de cheias do Rio Pinheirinho e afluentes têm investimento de R$ 121 milhões e estão sendo executada em três lotes. A sub-bacia do Rio Pinheirinho abrange o Rio Vila Guaíra e os córregos do Curtume, Henry Ford e Santa Bernadete.

As intervenções preveem a construção de contenções com muros em concreto, indutores de retardo no fluxo da água, condutos forçados e estações de bombeamento que vão reduzir os alagamentos e beneficiar os moradores dos bairros Hauer, Fanny, Lindóia, Parolin e Guaíra (saiba mais aqui).


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.