back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 03/05/2018 - 12:34:17

Utilidade pública é relevante para
ações sociais, dizem vereadores

  • “A associação [da Vila Jerusalém] é uma das mais antigas do Cajuru”, destacou Serginho do Posto. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Graças à Associação da Vila Accordes, exemplificou Beto Moraes, “existem parcerias com o comércio local para o atendimento da população”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Com a utilidade pública, a APMF poderá angariar mais fundos [para melhoria na escola]”, argumentou Paulo Rink. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Serginho do Posto, presidente do Legislativo, ao lado da presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Jerusalém, Regina Márcia Lima. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Das 11 propostas que aguardavam o segundo turno hoje, apenas uma não foi votada e retornará à pauta da próxima segunda, 7 de maio. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quinta-feira (3), durante sessão extraordinária da Câmara Municipal, quatro declarações de utilidade pública foram votadas em plenário. Uma em primeira discussão, para a Associação de Pais, Mestres e Professores (APMF) do Colégio Estadual Papa João Paulo I (014.00089.2017), e as demais em segundo turno. “A associação [do colégio] foi fundada em 1985. Com a utilidade pública, poderá angariar mais fundos [para melhoria na escola]”, argumentou Paulo Rink (PR), autor da iniciativa.

Antes dele, Serginho do Posto (PSDB), presidente do Legislativo, e Beto Moraes (PSDB) tinham ido à tribuna para defender o instrumento da declaração de utilidade pública. “É um dos papéis da Câmara Municipal, pois permite que as entidades busquem programas de governo [para as suas comunidades]”, disse Serginho. Hoje foi confirmado em segundo turno projeto dele garantindo a declaração à Associação de Moradores e Amigos da Vila Jerusalém (014.00020.2017). A presidente, Regina Márcia Lima, acompanhou a votação.

“A associação [da Vila Jerusalém] é uma das mais antigas do Cajuru, foi fundada em 1984, quando a vila começou. Ela fica muito próxima da minha residência, eu tenho afinidade com os moradores e reconheço o trabalho da associação, que traz atividades culturais e sociais para aquela comunidade”, elogiou o presidente da Câmara de Vereadores. Graças à Associação da Vila Acordes (014.00095.2017), exemplificou Beto Moraes, “existem parcerias com o comércio local para o atendimento da população”. Também a indicação de Thiago Ferro (PSDB) à ONG CTM Cultural (014.00068.2017) passou em segundo turno (saiba mais).

A declaração de utilidade pública é regulamentada, em Curitiba, pela lei municipal 13.086/2009. A norma coloca como condições para a titulação a realização de serviços de interesse da população, sede na cidade, documentação em dia e apresentação de relatório de atividades. É vedada a declaração de utilidade pública para instituições cujos serviços sejam prestados exclusivamente em favor dos associados, ou naquelas em que a direção é remunerada pela própria entidade. O documento é exigido pelo poder público para a realização de convênios, por exemplo.

Votação adiada
Não foi votada nesta quinta-feira, em segundo turno, a proposição que declara de utilidade pública a Associação Martas e Marias (014.00003.2018). É que o autor, Dr. Wolmir Aguiar (PSC), estava ausente do plenário na hora da votação da matéria. Ela retorna ao plenário na próxima segunda-feira (7).


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.