back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de junho de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 14/06/2018 - 09:11:20

Ali Tarbine, do Sindiclubes, é o
novo cidadão honorário de Curitiba

  • Na noite desta quarta (13) a Câmara concedeu o título de cidadão honorário a Ali Tarbine, presidente do Sindiclubes. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Para Colpani, “ser cidadão honorário de Curitiba é motivo de muito orgulho. É mais do que um diploma”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • À frente do 3 Marias, do Rotary São Braz e, agora, do Sindiclubes, Tarbine está alinhado com questões sociais. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • A cerimônia foi prestigiada por familiares e amigos do homenageado. (Foto: Chico Camargo/CMC)

Na noite desta quarta-feira (13), a Câmara Municipal promoveu uma sessão solene para entrega do título de cidadão honorário de Curitiba a Ali Tarbine, presidente do Sindicato dos Clubes do Paraná (Sindiclubes). A iniciativa da homenagem foi do vereador Colpani (PSB) e a solenidade foi conduzida por Toninho da Farmácia (PDT), 2º vice-presidente do Legislativo. A cidadania honorária (006.00011.2017) foi aprovada pelos vereadores no dia 6 de dezembro.

“Ser cidadão honorário de Curitiba é motivo de muito orgulho. É mais do que um diploma”, disse Colpani em sua saudação ao homenageado. Ele lembrou de uma pesquisa divulgada hoje à tarde segundo a qual “Curitiba está entre as 80 cidades que tem água potável em todas as residências e saneamento e coleta de lixo em todos os bairros. Ser cidadão honorário de uma cidade dessas é motivo de orgulho pra todo mundo”. Colpani lembrou que o homenageado é natural de Palmas, no sudoeste do Paraná. Chegou em Curitiba no ano de 1973.

Colpani salientou que Tarbine participa do Conselho Municipal de Esportes, órgão responsável pela elaboração das políticas públicas para o esporte em Curitiba. O homenageado também é diretor-fundador da Confederação Nacional de Clubes. “Tarbine apoia tecnicamente, dentro das ações do Sindiclubes, a elaboração de projetos para a captação de recursos das loterias para a formação de atletas”, justificou o vereador.

“Nos últimos três anos, já foram encaminhados projetos para o Comitê Brasileiro de Clubes projetos que se transformaram em investimentos superiores a R$ 20 milhões, destinados a diversos clubes”, enalteceu Colpani. Ele lembrou que quando Tarbine era presidente do Clube 3 Marias, abriu as portas da entidade para que crianças de escolas públicas pudessem fazer uso de sua infraestrutura para fins esportivos.

Agradecimento
“Meu pai, imigrante, integrou-se rapidamente ao Brasil graças à uma característica da cultura brasileira: a de abrir portas. Aprendi em casa o que é ser bem recebido e como devemos retribuir. Aqui fiz meu caminho pessoal e profissional. Graças ao jeito acolhedor dos brasileiros, meu pai formou uma família”, disse Ali Tarbine em seu agradecimento.

Para o homenageado, o curitibano não é frio e distante. “Trata-se de uma lenda”, frisou, ressaltando que se não fosse assim, a cidade não teria milhões de habitantes originários do interior do estado e de outras localidades. “Somos todos um pouco ucranianos, italianos árabes, portugueses, alemães, poloneses, mas somos, sobretudo, curitibanos”, afirmou.

“Escolhi os clubes, onde as pessoas se reúnem para se divertir, praticar esportes, para fazer amizades, mas, principalmente, para atuar em benefício do conjunto da sociedade. Durante minhas passagens pela diretoria e presidência do Clube 3 Marias – e também pelo Rotary São Braz de que fui fundador e presidente – e, agora, à frente do Sindiclubes, mantive e permaneço alinhado com essas questões sociais”, observou Tarbine.

Além dos vereadores Colpani e Toninho da Farmácia, compuseram a mesa o homenageado; a segunda tenente Danielli Pinheiro da Cunha de Moraes, representando o coronel aviador Marcos Kentaro Adachi, o comandante do Cindacta II; coronel aviador Ivan Irber, representando Nelson Fenley, presidente do Círculo Militar do Paraná; o coronel Gilberto Foltran, presidente do Santa Mônica Clube de Campo; e o coronel Marcos Scheremeta.

Também estiveram presentes na solenidade Aniceto Zanuzzo, vice-presidente do Sindiclubes; Otto Dummer, presidente do Clube Duque de Caxias; Fred Hauser, diretor de esportes do Clube Duque de Caxias; Gilmar Schultz, presidente da Sociedade Thalia; Celso Carlos França, diretor administrativo da Sociedade Thalia; e Roseli Terezinha Ribas Machado Colpani, esposa do vereador Colpani.



Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.