back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de novembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/09/2018 - 14:29:51

Notas da sessão plenária
de 12 de setembro

Esclarecimentos
Vereador relatou duas situações recentes em que seu nome foi usado indevidamente. Segundo Ezequias Barros (PRP), ele foi informado por amigos que uma rádio, na tarde dessa terça-feira (11), citou seu sobrenome ao falar da prisão do ex-secretário estadual Ezequias Moreira. O parlamentar também disse ter registrado um boletim de ocorrência, na última sexta-feira (7), porque uma pessoa teria tentado se passar por ele “querendo dar um golpe, comprar um caminhão”.

UBS Barigui
Usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Barigui, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), teriam procurado vereador para reclamar de problemas no funcionamento do equipamento público. A dificuldade, explicou Zezinho Sabará (PDT), é resultado do furto de seus computadores, há três semanas, que ainda não teriam sido repostos pela empresa responsável pelo monitoramento da rede municipal de saúde.

Bienal de Quadrinhos
A Bienal de Quadrinhos, realizada no Portão Cultural entre os dias 6 e 9 de setembro, teve 30 mil visitantes. Autor do registro, Cristiano Santos (PV) elogiou os organizadores, em especial a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), e destacou que o evento trouxe pessoas de outras cidades, estados e até de fora do Brasil. “[Reuniu] famílias, crianças. Não só [quadrinhos da] Turma da Mônica, Walt Disney, mas [materiais] japoneses, que trazem mais cultura, de outros países”, afirmou.

Dia do Crochê
As atividades comemorativas ao Dia Mundial do Crochê, celebrado nesta quarta-feira (12), foram divulgadas em plenário. Ao longo do dia, a Rua da Cidadania Matriz terá atividades gratuitas, como exposição, oficina de crochê e shows. “O crochê é uma arte milenar das pessoas cruzarem os fios. Hoje com a tecnologia avançada está em vias de extinção, e nós temos que incentivar cada vez mais a herança de nossas avós, para que nossos jovens não fiquem só nos tablets. Que aprendam a fazer arte, artesanato”, disse Julieta Reis (DEM). A vereadora defendeu o artesanato como fonte de renda à população.

Renacionalização de estatais
A inspeção que levou o governo britânico a reassumir, em agosto, o controle da Penitenciária de Birmingham, ao se detectar no local sangue, vômito, excrementos de ratos, baratas e indícios do consumo de drogas, foi comentado em plenário. Segundo Professora Josete (PT), o Reino Unido, pioneiro das privatizações, está reestatizando empresas e “repensando radicalmente este modelo”. “Aqui [no Brasil] estamos indo na contramão, se prevendo a privatização da Eletrobras”, criticou.

Pedido de informações I
Pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba questiona o fechamento de sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e quatro unidades de atendimento na capital (062.00447.2018). O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) que autorizou o Poder Executivo a fechar os seguintes equipamentos: Sambaqui (Regional Bairro Novo), Vila Hauer (Regional Boqueirão), Arroio (Regional Cidade Industrial de Curitiba), Jardim Gabineto (Regional Cidade Industrial de Curitiba), Butiatuvinha (Regional Santa Felicidade), Portão (Regional Portão) e Santa Rita (Regional Tatuquara). Já as unidades de atendimento são: Autódromo (Regional Cajuru), São José do Passaúna (Regional Cidade Industrial), Terra Santa (Regional Tatuquara) e São Fernando (Regional Santa Felicidade). O requerimento é de Mestre Pop (PSC).

Pedido de informações II
O outro pedido de informações oficiais lido na sessão desta quarta-feira (12) requer à prefeitura o número de acidentes registrados nas caneletas de ônibus da cidade de janeiro de 2013 até agora (062.00448.2018). Dessas ocorrências, também é questionado: quantas envolveram pedestres, ciclistas e o respectivo número de óbitos; quantas resultaram em traumas e/ou morte de passageiros do transporte coletivo; e os dados refentes a óbitos devido a acidentes com viaturas ou outros veículos. Esses dados devem ser apresentados conforme o ano do incidente. A proposição é de iniciativa do vereador Goura (PDT).

Troca de candidatos
Professora Josete (PT) registrou a decisão de seu partido, anunciada em Curitiba, nessa terça-feira (11), de substituir o candidato da sigla à Presidência da República.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais). Você pode ver os discursos dos vereadores na íntegra em nossas redes sociais (YouTube e Facebook). 



Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.