back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 19 de outubro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 10/10/2018 - 15:41:35

Plenário confirma apoio à Acelpar
e Semana sobre esquizofrenia

  • O plenário aprovou 3 projetos em 2º turno na sessão desta quarta-feira (10). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O plenário da Câmara Municipal de Curitiba aprovou 3 projetos em 2º turno durante a sessão desta quarta-feira (10). Um deles é o que declara de utilidade pública a Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar) (014.00098.2017). A doença celíaca obriga seus portadores a buscar alimentos que não contenham glúten, que é uma  proteína encontrada nos cereais como trigo, centeio e cevada. Bruno Pessuti (PSD),  autor da matéria, explicou que a Acelpar promove cursos para as pessoas que têm a doença celíaca, orientando-as para uma vida melhor. A proposição foi aprovada com 29 votos positivos.

Outro projeto aprovado foi o de Pier Petruzziello (PTB) que institui e inclui no calendário oficial de eventos do Município a Semana Municipal da Conscientização sobre a Esquizofrenia (005.00059.2018). Durante a votação em 1º turno, o autor explicou que a esquizofrenia é uma doença caracterizada pela desestruturação psíquica, em que a pessoa perde a capacidade de integrar suas emoções e sentimentos com seus pensamentos, podendo apresentar crenças irreais (delírios), percepções falsas do ambiente (alucinações) e comportamentos que revelam a perda do juízo crítico. Embora não tenha cura, a doença pode ser administrada, mas ainda segundo Pier, existe um grande preconceito contra os esquizofrênicos. O projeto foi aprovado com 31 votos.

Também aprovado em 2º turno foi o projeto de Rogerio Campos (PSC) que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba a Rodrigo da Costa Clazer (006.00003.2018). O homenageado é membro do Comitê Estadual do CNJ para o Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condições Análogas de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (FONTET). É Gestor Regional, representante do primeiro grau, do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem do Tribunal Superior do Trabalho. A matéria obteve 28 votos positivos. Os três projetos aprovados em primeiro turno nesta terça-feira (saiba mais) e em segundo turno nesta quarta seguem agora para a sanção, ou não, do prefeito Rafael Greca.


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.