back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 18/10/2018 - 17:27:03

Câmara participa de audiência sobre
auditoria em urnas eletrônicas

  • Câmara Municipal de Curitiba participa de audiência pública sobre a auditoria nas urnas eletrônicas no TRE-PR. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Presidente da CMC Serginho do Posto e corregedor do TRE-PR Gilberto Ferreira. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Presidente da Câmara, Serginho do Posto conversou com o especialista chileno em tecnologia eleitoral Alex Bravo, da Organização dos Estados Americanos. (Foto: Chico Camargo/CMC)
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Serginho do Posto (PSDB), participou, nesta quinta (18), da audiência realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sobre a auditoria nas urnas eletrônicas das eleições deste ano, que será realizada nesta sexta (19). O evento foi conduzido pelo presidente do tribunal, Luiz Taro Oyama. “Posso afirmar que não houve falha nem alteração do resultado. Podemos garantir ao eleitor que o voto é confiável e que o voto foi computado. A auditoria vai comprovar isso”, afirmou.

Para o corregedor do TRE-PR, Gilberto Ferreira, “o Tribunal Regional Eleitoral tem o dever de processar e apurar todas as denúncias de irregularidades, não só para punir infratores, mas para corrigir e aprimorar o sistema para todos os processos eleitorais”. Também discursaram durante a solenidade o advogado Gustavo Kfouri, do partido do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), e o ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT).

“Eu atesto a qualidade da urna eletrônica”, disse a promotora do Ministério Público Eleitoral, Andrea Beraldi. “Tenho que discutir fraude e falha de transmissão. Se for atestado qualquer fraude ou falha, cabe a nós apurarmos e pedirmos a punição de quem tiver fraudado, mas não acredito nisso. Em 20 anos de uso das urnas eletrônicas, nunca ficou comprovada nenhuma fraude. Deveríamos sentir orgulho do que é nosso”, concluiu a promotora fazendo referência ao sistema brasileiro ser usado por outros 30 países.

Serginho do Posto disse, para a reportagem, que “o TRE-PR está reforçando a transparência do processo eleitoral, ao realizar a auditoria que vai garantir a segurança do voto eletrônico. Até podem existir eventuais falhas no sistema, mas nunca houve comprovação de fraude na votação”. “É importante para o eleitor e, consequentemente, para toda a sociedade a segurança no processo democrático eleitoral, garantindo a credibilidade no sistema de votação, que é modelo para diversos países”, complementou.

Durante a audiência pública, Serginho do Posto conversou com o especialista chileno em tecnologia eleitoral Alex Bravo, da Organização dos Estados Americanos, que está em missão de observação das eleições gerais do Brasil neste ano. Ele disse que acompanhou tanto o primeiro quanto o segundo turno e a comitiva atestou a confiança das urnas.

Segundo o TRE-PR, passarão por auditoria as seguintes urnas: da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, as pertencentes às seções 654, 655, 664 e 674, todas localizadas no Colégio Positivo Júnior; da 178ª Zona Eleitoral de Curitiba, a urna pertencente à seção 114, localizada no Colégio Angelo Volpato; da 9ª Zona Eleitoral de Campo Largo, a urna pertencente à seção 292, localizada na Escola Municipal Vereador José Andreassa. Também serão auditadas duas urnas de seções eleitorais de Santa Catarina: da seção 225 da 84ª Zona Eleitoral de São José e da da seção 262 da 100ª Zona Eleitoral de Florianópolis.


Texto:   Filipi Oliveira
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.