back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 24/10/2018 - 15:31:45

Delegação boliviana visita
a Câmara de Curitiba

  • Representantes de Santa Cruz de la Sierra, cidade-irmã de Curitiba, estiveram na Câmara para falar sobre o transporte público. (Fotos: Chico Camargo/CMC)
  • Guilherme Zuchetti e Roberto Antezana, à esquerda, e Boris Lazcano, à direita do presidente, vieram conversar sobre o transporte público da cidade. (Fotos: Chico Camargo/CMC)
  • Serginho do Posto recebeu material de divulgação sobre a estrutura existente na cidade de Santa Cruz de la Sierra. (Fotos: Chico Camargo/CMC)
Cidade-irmã de Curitiba desde 1989 (pela lei municipal 7.350/1989), Santa Cruz de la Sierra pretende desenvolver o transporte coletivo local e para isso veio a Curitiba observar o sistema de mobilidade. Nesta terça-feira (23), o secretário municipal do Planejamento da cidade boliviana, Boris Bernardo Salomón Lazcano, e vereador Roberto Luis Ayala Antezana, estiveram na Câmara Municipal para conversar com o presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB). Os dois fazem parte de uma delegação formada por outros secretários e gestores que está na cidade elaborando com a Prefeitura de Curitiba um projeto para o desenvolvimento de Santa Cruz de la Sierra.

As visitas técnicas buscam a cooperação da Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.) e do Ippuc (Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba) para desenvolver um projeto consolidado que resolva problemas com a quantidade de carros nas ruas e a histórica falta de planejamento na implementação do transporte. Serginho do Posto informou a eles que o modelo de Curitiba contempla os eixos leste/oeste e norte/sul, “fazendo com que as pessoas sejam levadas a terminais para fazer conexão”. No entanto, enfatizou que há necessidade de modernização, pois hoje concorre com novos modais, como o Uber. “O nosso modelo tem 40 anos e consiste em eixos e canaletas. Já foi copiado por alguns países, mas precisa se atualizar. Isso é um desafio.”

Lazcano, que é arquiteto, relatou que urbanistas na Bolívia sempre estudam Curitiba como um bom modelo de desenvolvimento. Já Antezano explicou que a cidade de Santa Cruz de la Sierra, que tem 2 milhões de habitantes, não possui um sistema de transporte público, que acaba sendo feito por vans particulares, com preço regulado pela administração municipal. “Temos um município que nos últimos 60 anos elevou à 10ª potência o crescimento populacional e não houve critério de planejamento.”

O assessor de relações internacionais da Prefeitura de Curitiba, Guilherme Zuchetti, que acompanha a delegação, lembrou que a capital paranaense começou seu plano de estruturação municipal em 1965 (com o Plano Diretor do arquiteto Jorge Wilheim). “A ideia de eles estarem aqui na cidade é conhecer o desenvolvimento do sistema e terminarem esta semana com um documento pronto que descreva o que é preciso ser feito e os prazos necessários para cada etapa.”

A delegação visitou o Ippuc nessa segunda-feira (22) e a Urbs na quarta (24), além de fazerem um passeio utilizando ônibus expressos. “Nosso desafio é criar uma agenda para que tenha continuidade a implementação do transporte público, porque o atual prefeito só tem um ano e meio a mais de gestão”, explicou Artezano.


Texto:   Michelle Stival da Rocha
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.