back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de novembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 29/10/2018 - 13:50:43

Câmara de Curitiba recebe sindicatos
de servidores municipais

  • Serginho do Posto, Bruno Pessuti, Mauro Ignácio, Dr. Wolmir Aguiar, Professora Josete e Noemia Rocha participaram da reunião. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Representantes do Sismuc, Sismmac, Sinfisco e da Enfermagem apresentaram suas reivindicações. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Fomos eleitos pelo povo, não por um aparelho de bilhetagem”, disse Rogerio Campos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Chicarelli sugeriu à prefeitura criar uma ação Fala Vereador, pois se o Executivo ouvisse os parlamentares evitaria crises como a da UPA do Pinheirinho. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Não temos mais onde colocar as pessoas com esquizofrenia, com depressão, com drogadição. Temos que buscar um novo centro especializado”, defendeu Pier Petruzziello. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Comissão Executiva e a Corregedoria da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) receberam, na manhã desta segunda-feira (29), representantes dos sindicatos de servidores públicos municipais. O presidente Serginho do Posto (PSDB), o primeiro-secretário Bruno Pessuti (PSD), o segundo-secretário Mauro Ignácio (PSB) e o corregedor Dr. Wolmir Aguiar (PSC) estiveram reunidos por quase uma hora na sala anexa ao plenário, juntamente com as vereadoras de oposição Noemia Rocha (MDB) e Professora Josete (PT).

Os sindicalistas trouxeram algumas reivindicações relacionadas aos cinco projetos de lei enviados pelo Executivo na última quinta-feira (25), principalmente sobre o reajuste de 3% ao funcionalismo público municipal. Serginho do Posto anunciou que pretende realizar uma reunião entre as secretarias envolvidas e os 38 vereadores. “Queremos que a base [de apoio ao prefeito] e a oposição tirem todas as suas dúvidas”, disse.

Participaram da reunião representantes do Sismuc (servidores em geral), Sismmac (professores), Sinfisco (auditores fiscais) e a Associação de Enfermagem de Curitiba, que busca a homologação para tornar-se sindicato.

No plenário
O vereador Rogério Campos (PSC) criticou em plenário a iniciativa da Prefeitura de Curitiba que permite a substituição dos cobradores de ônibus por sistema de bilhetagem eletrônica (leia mais). “Votarei contrário ao projeto. Peço aos vereadores que a gente não aprove o projeto. Para que a Casa não seja culpada por aumentar o desemprego no país. Fomos eleitos pelo povo, não por um aparelho de bilhetagem. Não vou sacrificar o pai e a mãe de família [que trabalham como cobradores]. Não podemos ser responsáveis por isso”, afirmou.

Depois que Pier Petruzziello (PTB), líder do Executivo na CMC, relatou ter ouvido das equipes que atuam na área da saúde mental que “foi um pecado” a UPA do Pinheirinho não se tornar mais um centro especializado, Chicarelli (DC) foi à tribuna para dizer que a crise institucional poderia ter sido evitada se a prefeitura dialogasse mais com os vereadores. Em alusão à ação Fala Curitiba, de consulta à população, o vereador disse que o Executivo deveria criar um “Fala Vereador”.

Na próxima semana, após o feriado de Finados, Petruzziello informou que os profissionais da saúde mental estarão na CMC para explicar a importância de um centro especializado. O líder disse que esses profissionais passaram “por um constrangimento absurdo”. “Não temos mais onde colocar as pessoas com esquizofrenia, com depressão, com drogadição. Temos que buscar um novo centro especializado para colocar essas pessoas. É difícil hoje o trabalho nos CAPs [Centros de Atenção Psicossociais]”.


Texto:   Filipi Oliveira e José Lazaro Jr.
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.