back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de novembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/11/2018 - 14:47:40

Retirada de passagem de nível
no Ganchinho gera debate em plenário

  • Marcos Vieira ocupou a tribuna para reclamar da retirada de uma passagem de nível no bairro Ganchinho, que pode prejudicar os moradores locais e as pessoas que por ali transitam. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Serginho do Posto lembrou da situação da empresa Ecovia, que após 12 anos de interpelações judiciais promove agora três intervenções na BR 277, na área urbana de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Para Goura, o problema das passagens de nível é recorrente e merece atenção da Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Marcos Vieira (PDT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta quarta-feira (7) para falar sobre o fechamento da passagem de nível nas Moradias Novo Horizonte, no bairro Ganchinho. De acordo com o vereador, quando a comunidade foi inaugurada, não havia acesso ao equipamentos públicos. Atualmente, esse acesso é pela rua Nova Esperança, onde está localizada uma passagem de nível ferroviário, que deverá ser interditada em breve.

“Há 20 anos a população se mobiliza para que seja regularizada essa passagem”, explicou Vieira. Segundo ele, recentemente a Rumo – empresa que detém a concessão da ferrovia – emitiu uma carta informando que, em 90 dias, fará a interdição da via e retirada da passagem. O vereador exibiu em plenário um vídeo do local no qual fica evidente o grande trânsito de veículos e de pedestres.

Marcos Vieira relatou que, de acordo com o Corpo de Bombeiros, o atendimento aos moradores da região poderá demorar 8 a 10 minutos a mais, caso a passagem de nível seja efetivamente fechada. “Vai congestionar o trânsito na [rua] Guaçuí, que já é um caos, complicando ainda mais a situação”, completou.

Para Serginho do Posto (PSDB), presidente da CMC, a questão levantada pelo parlamentar é importante. Ele citou o caso da Ecovia, concessionária que sofreu uma representação do seu mandato junto ao Ministério Público do Paraná há 12 anos por não cumpre o que está estabelecido no contrato. “Somente agora eles estão fazendo três intervenções urbanas [na BR 277] e em função das nossas audiências”. Com relação à Rumo, ele disse ser o caso de acionar o Ministério Público Federal. “Nem a limpeza e as manutenções básicas eles fazem. Eles não têm compromisso com as comunidades”, declarou.

Mestre Pop (PSC) chamou atenção para o fato de que a região conta apenas com três vias de acesso ao centro da cidade, sendo uma delas a que vai ser interditada. Goura (PDT) também se somou às preocupações de Marcos Vieira e lembrou de todas as intersecções da malha ferroviária, citando uma passagem na Vila Torres que dificulta a mobilidade da população. “A Rumo também é responsável pela depredação e o vandalismo que tomaram conta da Casa do Ipiranga, na Serra do Mar. Trata-se de um problema histórico, recorrente e que merece toda a atenção da Câmara Municipal”, finalizou.


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.