back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de março de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 10/12/2018 - 22:54:42

Advogado Antônio Athayde
recebe Cidadania Honorária

  • A homenagem ao advogado foi proposta por Julieta Reis. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Antônio Athayde diz que procura levar sua vida de forma simples e sempre com muito trabalho. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Julieta Reis destacou que a cidadania honorária é um reconhecimento a quem contribui com a cidade. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Serginho do Posto recordou que o avô do homenageado foi vereador em 1960. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • O presidente da CMC, Serginho do Posto, coordenou os trabalhos da sessão solene. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Autoridades, amigos e familiares prestigiaram a solenidade. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou, em sessão solene nesta segunda-feira (10), o título de cidadão honorário ao advogado Antônio Francisco Corrêa Athayde. A maior honraria concedida aos não nascidos na cidade foi conferida no Palácio Rio Branco, sede do Poder Legislativo, em uma homenagem de iniciativa da vereadora Julieta Reis (DEM), aprovada pela CMC em maio deste ano, e transformada na lei municipal 15.027/2017.

“A Cidadania Honorária é um reconhecimento a quem contribui com a cidade”, explicou Julieta Reis em seu discurso. Ela exaltou o sucesso pessoal e profissional do homenageado, natural da cidade do Rio de Janeiro e sócio e fundador de um escritório de advocacia com atuação diversificada. O trabalho de Athayde frente à Câmara de Comércio Brasil-Portugal no Paraná também foi reconhecido pela parlamentar, “pois leva o nome de Curitiba para o mundo”.

A vereadora acrescentou que Athayde é filho e neto de médicos, mas optou pelo Direito, para defender a causa da Justiça. “Começou com um pequeno escritório e hoje possui uma das maiores bancas de advocacia da capital”. O presidente da CMC, vereador Serginho do Posto (PSDB), que coordenou os trabalhos, recordou que o avô do cidadão honorário, o general Aristides Athayde Junior, foi vereador e inclusive presidiu a Casa em 1960.

Diante do plenário lotado de amigos e familiares, Antônio Athayde contou que chegou em Curitiba com 16 anos de idade e que poderia ter voltado para o Rio de Janeiro, mas não quis, pois sempre se identificou com os curitibanos e aqui decidiu constituir família. Ele agradeceu pela homenagem, a formação recebida dos pais e o apoio dos amigos e familiares, ao ressaltar que na data de hoje comemora-se o aniversário de sua esposa, Rosa Maria de Pauli Athayde.

Antônio Athayde diz que procura levar sua vida de forma simples e sempre com muito trabalho. Neste momento recordou, emocionado, de um lema que sempre ouvia dos pais e que dividiu com os presentes: “deve-se ter medo de falta de trabalho e não do excesso dele”. O advogado ainda embargou a voz ao lembrar do primeiro escritório em que atuou, no qual fazia todas as funções, de faxineiro a entregador, do que disse não ter vergonha, mas orgulho.

Confira todas as fotos da solenidade no Flickr da CMC.
 
O homenageado
Antônio Francisco Corrêa Athayde formou-se em Direito em 1978, na Faculdade de Direito de Curitiba, e possui pós-graduação nas áreas de Direito Ambiental e Direito Comercial Internacional - MERCOSUL. Trabalhou em diversas instituições públicas e privadas, e lecionou na Universidade Positivo. É membro do Conselho Temático de Direito Tributário da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Associação Comercial do Paraná (ACP). É pai da engenheira Thayanna Athayde e do advogado Gustavo Athayde.

Também participaram da solenidade o vereador Oscalino do Povo (Pode); Antonio Loyola Vieira, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná; Rogério dos Santos Vieira, cônsul de Portugal nos estados do Paraná e Santa Catarina, Aristides Athayde Neto, presidente da Academia Paranaense de Medicina; Gladis França, vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal; Zaki Akel Sobrinho, ex-reitor da Universidade Federal do Paraná; Marielva Andrade Dias, vice-presidente do Grupo Positivo de Tecnologia, Marielva Andrade Dias; e o vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, Luiz Pegado.



Texto:   Marcio Alves da Silva
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.