back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de março de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/02/2019 - 15:18:02

Notas da sessão plenária de
11 de fevereiro – 1ª edição

  • Herivelto Oliveira pretende saber quantos imóveis abandonados há em Curitiba. Recentemente alguns foram destruídos em incêndios. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Katia Dittrich reiterou a necessidade de que Curitiba passe a dispor de um SAMU Animal, como o que opera em Campinas. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Imóveis abandonados
Herivelto Oliveira (PPS) comentou sobre os incêndios que ocorreram recentemente em Curitiba. “Um aviário no Bacacheri pegou fogo, um terreno baldio no sul da cidade e, também, uma casa abandonada no Boqueirão”. De acordo com o vereador, este último incêndio foi comemorado pelos moradores da região, pois o local estava servindo para que desocupados consumissem drogas. Da mesma forma, apontou Herivelto, há um imóvel abandonado quase em frente ao Hospital Cajuru. “Solicitei à prefeitura o número de imóveis em condições de abandono em Curitiba. Temos que dar utilidade a esses imóveis”, afirmou Herivelto. (Foto 1)

SAMU Animal
Katia Dittrich (SD) destacou a matéria veiculada ontem no programa Fantástico, da TV Globo, sobre o SAMU Animal na cidade de Campinas. Ela ressaltou que em 2017 fez uma solicitação similar à prefeitura de Curitiba, mas o pedido não foi levado a efeito. “Infelizmente não temos ainda esse serviço. Trata-se de uma demanda urgente pois temos milhares de animais vagando pelas ruas”, defendeu a vereadora. (Foto 2)

Audiência pública I
O plenário aprovou requerimento da Mesa Diretora da CMC que reserva os horários da ordem do dia, grande expediente e explicações pessoais da sessão ordinária da próxima quarta-feira (13) para a realização da audiência pública de prestações de contas da Secretaria Municipal de Saúde – SMS (054.00001.2019). O relatório da gestão do SUS em Curitiba, referente ao último quadrimestre de 2018, será apresentado pela secretária de Saúde, Márcia Huçulak (leia mais).

Audiência pública II
Também foi acatado o requerimento de Mestre Pop (PSC) para a promoção da audiência pública “Artistas de Rua e o decreto 1.422/2018”, no dia 20 de fevereiro (407.00002.2019). Segundo o vereador, o objetivo é dar continuidade ao debate – iniciado na semana passada no Legislativo – em torno da regulamentação da Lei dos Artistas de Rua, proposta pela Prefeitura de Curitiba em dezembro do ano passado. E de Marcos Vieira (PDT), foi aprovado o pedido para realização de um debate sobre a Campanha da Fraternidade 2019 da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas” (407.00004.2019).

Cidadão honorário
Começou a tramitar na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o projeto de lei que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao médico veterinário Alexander Welker Biondo (006.00002.2019). A iniciativa é da vereadora Katia Dittrichi (SD), que em sua justificativa informou que o homenageado tem pós-doutorado em Biologia Molecular pela Universidade da Califórnia (2011/2012) e pós-doutorado em Microbiologia Médica na Universidade de São Paulo (2016/2017), além de ter presidido o Comitê de Atividades Internacionais da Sociedade Americana para Patologia Clínica Veterinária (2010/2011) e dirigido o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba (2013/2014).

Denominação
Dois projetos de denominação de bem público entram na pauta de discussões do Legislativo. Um deles, de autoria do vereador Pier Petruzziello (PTB), batiza de Branca Casagrande Sabbag o Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) do Tatuquara, localizado na rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n (008.00002.2019). O outro, do mesmo autor, denomina de Adalice Maria de Araújo o CMEI Parque Industrial II (008.00003.2019).  

Declarações
Professor Euler (PSD) propõe declaração de utilidade pública à empresa Junior COEM-JR (014.00002.2019) e Tico Kuzma (Pros) contempla o Instituto de Desenvolvimento K (014.00003.2019).

Fora do país
Paulo Rink comunicou à Mesa que esteve fora do país no período de 7 a 10 de fevereiro, quando foi para a Alemanha, por motivo de ordem particular (041.00005.2019). “As despesas da viagem serão integralmente com recursos próprios”, informou. 
 
Pesar
O plenário ficou um minuto em silêncio em respeito aos 10 atletas do Flamengo que morreram em um incêndio no Centro de Treinamentos do Clube, na última sexta-feira (8). O pedido foi de Pier Petruzziello (PTB), que ainda desejou “energias positivas” aos jogadores que conseguiram escapar das chamas e recebem tratamento hospitalar. Bruno Pessuti (PSD) lamentou a perda de Segundo Bergossi, pastor da 47ª Igreja do Evangelho Quadrangular e Jairo Marcelino (PSD) pediu que o nome de Arthur Coelho, que faleceu no final de semana e foi funcionário da CMC, fosse incluído na homenagem póstuma.



Texto:   Marcio Alves da Silva, Michelle Stival da Rocha, João Cândido Martins e Pedritta Marihá Garcia
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.