back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de setembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 26/02/2019 - 14:00:50

Direitos Humanos acata
videomonitoramento em Curitiba

  • Com emendas, Política Municipal de Videomonitoramento de Curitiba foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara Municipal. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • A presidente do colegiado, Maria Leticia Fagundes, marcou uma audiência pública para debater a questão dos moradores de rua na cidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O projeto de lei de iniciativa do Executivo que estabelece na capital a Política Municipal de Videomonitoramento de Curitiba (PMVC) foi acatado pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta terça-feira (26). O relator, Herivelto Oliveira (PPS), apresentou em seu parecer emendas que devem ser votadas em plenário junto à proposta.

O texto (005.00095.2018) determina a normatização do monitoramento das áreas públicas e especifica que particulares podem instalar seus equipamentos voltados para fora de suas propriedades (034.00002.2019). A matéria prevê parcerias público-privadas para o compartilhamento de imagens captadas. Além disso, cria o Colegiado Gestor da Política de Videomonitoramento, responsável pelo planejamento do setor.

Uma das emendas altera o texto do parágrafo 1ª, artigo 1º, para “captação de imagens e o tratamento de dados e informações produzidas”, em vez de “tratamento de dados, informações e imagens produzidas”. Oliveira argumenta que a alteração se justifica “em razão do conceito de tratamento, pois, o tratamento de imagens é o ato de corrigir, retocar ou remover frames [partes da imagem]. No caso, evitar-se-ia quaisquer distorções das imagens originais captadas.” Outra emenda sugere a inserção da Câmara Municipal no Colegiado da PMVC (032.00001.2019).

Ele também fez observações sobre a política de permissão aos particulares, que “deverá estar condicionada à submissão de pedido formalizado” (032.00020.2018). Assim sendo, faz-se necessário que o pedido seja desburocratizado, facultativo e sem custos ao permissionário particular [pessoa física], viabilizando assim, a integração ao sistema como um todo, possibilitando ainda, a permanência dos sistemas já instalados”. Ele pontuou também que especificar o modelo da tecnologia a ser implantada para videomonitoramento, “como apregoa o parágrafo 6º do artigo 6º, fatalmente irá incorrer em equipamento desatualizado e gerar ônus ao erário”. Sugeriu ainda, “considerando a relevância do tema”, que o assunto seja debatido em reunião pública e na Tribuna Livre. Antes de ir a plenário, a matéria passa pela Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação.

Audiência pública
A presidente da Comissão, vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), informou ao colegiado que recebeu um ofício do Ministério Público do Paraná para que a Câmara promova discussões e elabore políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos moradores de rua do bairro Boqueirão. “Então a minha intenção é que a Comissão de Direitos Humanos promova aqui na Câmara e que convide todas as partes, não somente a questão do Boqueirão, que será tratada, mas de todos os bairros”, determinou Maria Leticia. A audiência deve ocorrer no dia 27 de março, às 14 horas, no auditório do Anexo 2.

Também estiveram na reunião os vereadores Beto Moraes (PSDB), Geovane Fernandes (PTB) e Zezinho Sabará (PDT).


Texto:   Michelle Stival da Rocha
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.