back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de julho de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 29/03/2019 - 10:13:51

326 anos: afinal, quem veio primeiro,
a Câmara ou a Prefeitura de Curitiba?

  • Jornalistas da Câmara saem às ruas caracterizados para perguntar à população quem veio primeiro: a Câmara o a Prefeitura de Curitiba? (Foto: Carlos Costa/CMC)
Parece que a Prefeitura de Curitiba sempre esteve ali, cuidando da cidade, mas não foi assim desde o começo. Por 199 anos, quem administrava o município era a Câmara de Vereadores. E o que marca o aniversário da capital paranaense é, na verdade, a criação da Câmara, no dia 29 de março de 1693. Mas será que o curitibano sabe disso? Jornalistas da Diretoria de Comunicação da Câmara foram às ruas, vestidos com figurino de época elaborado pela própria equipe, perguntar: afinal, quem veio primeiro, a Câmara ou a Prefeitura?

E para marcar esta data, além do vídeo publicado nas redes sociais – Instagram, Facebook, Twitter e YouTube – foi lançado um canal de podcast no Spotify que vai abrir espaço para debates sobre temas diversos, como história, saúde, educação, cultura, transporte, serviços públicos e o que mais estiver rolando no Legislativo e na cidade. No primeiro programa do CuritibaCast, o assunto abordado na reportagem de vídeo sobre a fundação da cidade foi aprofundado com a historiadora da Casa da Memória, Maria Luíza Baracho, que fez uma pesquisa sobre o Livro Tombo de Curitiba – disponível na íntegra para consulta no hotsite da Câmara de Curitiba “Os Manuscritos”.

A escolha da data
Foi o historiador Romário Martins, em 1906, quem escolheu o dia da criação da Câmara Municipal como data da fundação da cidade, quando era vereador. “Mal sabia ele que sua escolha geraria algumas celeumas. A maior delas se deu quando, em 1974, o pesquisador Júlio Moreira defendeu o vilarejo conhecido como ‘Vilinha’ ou ‘Vilinha do Atuba’ como sendo, de fato, a gênese de Curitiba. Moreira chegou a tirar fotos aéreas da região para corroborar sua tese”, conta um texto intitulado “Romário Martins e a Fundação da Cidade”, publicado na seção Nossa Memória. Você pode conferir tudo isso na primeira edição do podcast da Câmara de Curitiba, o CuritibaCast.

Para saber mais sobre as funções atuais do vereador, clique aqui.


Texto:   Michelle Stival da Rocha
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.