back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de julho de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 01/04/2019 - 16:03:00

Divulgadas ações da
Semana Municipal do Espectro Autista

  • Pier Petruzziello é o autor da Semana Municipal da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “A maior dificuldade [para a família] é o preconceito e a falta de informações”, reforçou Cristiano Santos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Iniciada no último sábado (30), a Semana Municipal da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista terá atividades até o dia 7 de abril, coordenadas pela Assessoria de Direitos da Pessoa com Deficiência, da prefeitura. A iniciativa foi criada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) há três anos, pela lei 14.809/2016, proposta por Pier Petruzziello (PTB). “A data em si [dia mundial alusivo ao transtorno] é amanhã, 2 de abril. A cidade irá receber vários eventos”, disse o vereador, durante a sessão desta segunda-feira (1º).

A programação inclui uma contação de histórias para crianças autistas na Casa Encantada, no Bosque Alemão, dia 7 de abril, às 11 horas. Dentre outras atividades, também serão realizados um torneio de futebol para escolas de educação especial, uma exposição fotográfica na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), panfletagem na Boca Maldita, oficinas de música e de skate, palestras e caminhada da União de Pais Pelo Autismo (saiba mais).

Para Petruzziello, as políticas públicas voltadas à área estão avançando. Como exemplo, ele citou a aplicação da lei municipal 14.913/2013, para o diagnóstico precoce de sinais do Transtorno do Espectro Autista, também de sua autoria. Composto por 23 perguntas, o teste se chama M-chat e começou a ser aplicado em projeto-piloto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no final do ano passado.

“A criança com autismo é absolutamente normal. Temos que quebrar esse preconceito”, completou Petruzziello, sobre o principal desafio para as famílias e pacientes. “Tive acesso a mães, até por conta de reportagens no passado. A maior dificuldade é o preconceito e a falta de informações. As pessoas às vezes veem um autista chorando e acham que a criança é mimada, mas não é nada disso”, reforçou Cristiano Santos (PV). Maria Manfron (PP) e Mauro Bobato (Pode) também declararam apoio à Semana Municipal da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista.



Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.