back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de agosto de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 24/04/2019 - 17:03:54

Notas da sessão plenária
24 de abril – 2ª edição

  • Zezinho Sabará relatou em plenário o furto de quatro hidrômetros na Vila Barigui. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “O número de estrangeiros triplicou na última década em Curitiba”, comentou Professora Josete (PT). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Para Bruno Pessuti, a regulamentação dos aplicativos de transporte precisa de melhorias para a segurança de motoristas e passageiros. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Marcos Vieira destacou as encenações da Paixão de Cristo, em especial a do grupo Arte e Vida, no Bairro Novo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • O chamado G10 foi recebido na Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira. (Foto: Maryanne Souza/CMC)
Roubo de hidrômetro
“Hoje, na hora que eu vinha para a Câmara, vi um hidrômetro jorrando água, na Vila Barigui, bem em frente a loja do meu irmão. Daí liguei para ele, que me relatou o roubo de quatro hidrômetros ali na região”, contou Zezinho Sabará (PDT) em plenário. Ele usou o ocorrido para lembrar que, na véspera, a CMC aprovou projeto de Tito Zeglin (PDT) para que seja cassado o alvará do estabelecimento que for flagrado comercializando produtos furtados. Concordando com Zezinho, Zeglin reclamou do prejuízo que a população tem em casos desse tipo. (Foto)

Conselho de Imigrantes
Para garantir atendimento nos serviços públicos municipais a imigrantes instalados em Curitiba, Professora Josete (PT) pede que a prefeitura institua uma Política para a População Imigrante e um Conselho Municipal de Imigrantes (201.00021.2019). “O número de estrangeiros triplicou na última década em Curitiba”, comentou a parlamentar, para quem é preciso “universalizar o acesso aos equipamentos públicos e atuar no combate à xenofobia e quaisquer tipos de segregação. Ainda há muito preconceito”. (Foto)

Empresários do Boqueirão
Em conjunto, Beto Moraes (PSDB) e Geovane Fernandes (PTB) sugerem à Prefeitura de Curitiba um procedimento para liberação de alvarás na região do bairro Boqueirão (201.00022.2019). Segundo os parlamentares a Secretaria de Urbanismo cederia os alvarás mediante a assinatura de termos de ajuste de conduta, para empresários em lotes com até 80% da taxa de ocupação utilizada, que ainda não tenham executado as benfeitorias exigidas (mureta, ajardinamento, calçada) e para construções com mais pavimentos que os definidos no zoneamento.

República de Idosos
Que a Prefeitura de Curitiba estabeleça um novo equipamento público na cidade, oferecendo à população idosa de baixa renda, instituições de longa permanência para aqueles que vivem desamparados. Esta é a sugestão de Geovane Fernandes (PTB) ao Executivo (201.00023.2019), que embasa seu pedido nas estatísticas de crescimento da população na faixa etária dos 60 anos de idade ou mais. “Segundo o Ipardes, em 2022 Curitiba terá mais idosos que crianças”, defende.
 
Binário no Boqueirão
Criar um sistema binário de vias no eixo entre as ruas Salvador Ferrante e Antonio Schiebel, a partir da via Paulo Setúbal até a rua Willian Booth, no Boqueirão, é a sugestão de Geovane Fernandes (PTB) à Prefeitura de Curitiba (203.00075.2019). “Com o crescente número de moradores nas áreas do Hauer, Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim e Pinheirinho, a quantidade de veículos que se deslocam entre esses bairros praticamente triplicou”, justifica.

Equipamentos públicos
Oscalino do Povo (Pode) faz duas indicações de atos administrativos ao Executivo: que todas as unidades de saúde recebam as ações de Saúde do Trabalho, hoje restritas a alguns destes equipamentos públicos (203.00076.2019) e que os funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) tenham capacitação o atendimento de autistas (203.00077.2019).

Futebol
“Que faça uma boa gestão em prol do futebol paranaense”, desejou Paulo Rink (PR) a Hélio Cury, que foi reeleito, em assembleia realizada no último sábado (20), presidente da Federação Paranaense de Futebol. Rink acrescentou que ele e o presidente da Câmara Municipal, vereador Sabino Picolo (DEM), participaram da posse do dirigente. Hélio Cury, da “Chapa Transformação”, ficará no cargo nos próximos quatro anos.

Aplicativos de transporte I
Após lamentar o assassinato de mais um motorista de aplicativo, no último sábado (20), após um assalto, Rogério Campos (PSC) pediu celeridade na tramitação de projeto de lei de sua iniciativa (005.00112.2018). A proposta é para que os veículos cadastrados nas empresas de apps tenham câmera de monitoramento em tempo real, integrada à central do serviço, e botão de pânico. "Isso dará mais segurança ao motorista e ao passageiro, em vários aspectos", defendeu. A matéria aguarda parecer da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, que no final de março pediu mais informações à Urbs.

Aplicativos de transporte II

Campos disse que vai participar da audiência pública desta segunda-feira (29) sobre a regulamentação dos aplicativos de transporte – a partir das 14 horas, no auditório do Anexo II (saiba mais). Propositor do evento, Bruno Pessuti (PSD) reforçou o convite: "Esta regulamentação precisa passar por melhorias porque a cidade de Curitiba precisa que motoristas e passageiros tenham mais segurança". (Foto 3)

Paixão de Cristo
Marcos Vieira (PDT) destacou as seis encenações da Paixão de Cristo realizadas em Curitiba na última sexta-feira (19). "Não poderia deixar de fazer um reconhecimento aos eventos. Seis grupos se apresentaram, com o apoio da prefeitura, da Fundação Cultural", declarou. Ele parabenizou, em especial, o grupo de teatro Arte e Vida, que se apresentou na Rua da Cidadania do Bairro Novo e neste ano completa 20 anos de atividades. “Hoje são mais de 300 pessoas. [O grupo] dá a oportunidade a jovens e adolescentes da periferia poderem ocupar seu tempo. São em torno de quatro meses de preparação [para a Paixão de Cristo]”, acrescentou. (Foto 4)

Agrotóxicos na água

Bruno Pessuti (PSD) alertou para os “os agrotóxicos na água da Sanepar”. “Nós temos sim infelizmente que utilizar defensivos agrícolas para continuar produzindo, mas é fundamental que a gente adote medidas mais restritas, porque eles estão contaminando os lençóis freáticos, a água que as pessoas consomem”, apontou. Ele defendeu o uso de drones na agricultura. A ideia é que as imagens aéreas identifiquem as áreas mais sujeitas aos ataques e, consequentemente, ao uso dos agrotóxicos.

Manifestação de apoio I
Professora Josete (PT) se manifestou em apoio ao ex-presidente Lula, preso desde abril do ano passado em Curitiba, na Superintendência da Polícia Federal. “Infelizmente temos aí, desde 2014, um processo bastante questionado em relação às ações do Ministério Público e eu acredito que nós precisamos buscar, através do diálogo e de muita tranquilidade, a retomada dos rumos democráticos do nosso país”, disse. (Foto 5)

Manifestação de apoio II
A vereadora leu a nota do Comitê Nacional Lula Livre contra a decisão da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que nessa terça-feira (23) reduziu o tempo de condenação e o valor da multa impostos a Lula no caso do tríplex do Guarujá (SP), investigado no âmbito da Operação Lava Jato. Para o movimento, “a única deliberação cabível era a anulação do julgamento que condenou injustamente o ex-presidente”.

Lei de Zoneamento I
A Câmara de Curitiba recebeu, na tarde desta quarta-feira, o G10, grupo formado por entidades empresariais da indústria, do comércio e do mercado imobiliário, para debater a atualização da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo da cidade (005.00105.2018). O projeto de lei está sob análise do Executivo, após diligência definida pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. A pedido do presidente do Legislativo, o grupo foi recebido por integrantes da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI, aos quais fizeram considerações a respeito da legislação em trâmite. Acompanharam a reunião Serginho do Posto (PSDB), presidente de Urbanismo, Fabiane Rosa (DC), Toninho da Farmácia (PDT), Paulo Rink (PR) e o líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB). (Foto 6)

Lei de Zoneamento II

O G10 reúne a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná (Asbea/PR), a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Paraná (Ademi-PR), a Câmara de Valores Imobiliários do Estado do Paraná (CVI-PR), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio/PR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR).


Texto:   Fernanda Foggiato, Marcio Alves da Silva, José Lazaro Jr. e Claudia Krüger
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.