back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de junho de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 13/05/2019 - 12:33:06

Moções de apoio às universidades são
aprovadas pela Câmara de Curitiba

  • Moção de apoio às universidades, assinada por 29 parlamentares, foi aprovada em votação simbólica hoje na Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Eu me somo aos vereadores que fizeram o outro requerimento. Não estava sabendo, acabei protocolando algo semelhante”, disse Euler. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Com apoio nominal de 30 vereadores, a Câmara Municipal de Curitiba, nesta segunda-feira (13), aprovou duas moções de apoio às universidades públicas brasileiras. A moção com mais assinaturas, 29 das 38 (059.00007.2019), foi apresentada pelo líder do Executivo na CMC, Pier Petruzziello (PTB). Outra, individual (059.00008.2019), foi protocolada pelo Professor Euler (PSD).

“A Câmara Municipal de Curitiba, na figura dos seus vereadores, que ao final subscrevem, prestam o seu apoio às universidades federais de todo o Brasil, em especial a Universidade Federal do Paraná, diante ao pronunciamento feito pelo presidente Jair Bolsonaro, que anunciou o corte de 30% do repasse federal, sob a justificativa que o dinheiro será investido na educação básica”, diz a justificativa da moção coletiva de apoio. “Não é de hoje que as Universidades Federais sofrem com os cortes e contingenciamentos orçamentários”.

“Para se ter uma ideia, em relação a 2014, o orçamento das universidades federais é 20% menor para custeio e 60% menor para investimento. Em 2018, os valores para custeio foram congelados e os de capital também sofreram novos cortes”, segue o documento assinado por 29 parlamentares. A justificativa da moção também reproduz informações da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil).

Assinaram a moção, em ordem alfabética: Bruno Pessuti (PSD), Cacá Pereira (DC), Colpani (PSB), Dona Lourdes (PSB), Edson do Parolin (PSDB), Ezequias Barros (PRP), Fabiane Rosa (DC), Geovane Fernandes (PTB), Herivelto Oliveira (PPS), Jairo Marcelino (PSD), Julieta Reis (DEM), Katia Dittrich (Solidariedade), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia Fagundes (PV), Maria Manfron (PP), Mauro Bobato (Pode), Mauro Ignácio (PSB), Mestre Pop (PSC), Noemia Rocha (MDB), Oscalino do Povo (Pode), Pier Petruzziello (PTB), Professor Matsuda (PDT), Professor Silberto (MDB), Rogerio Campos (PSC), Sabino Picolo (DEM), Serginho do Posto (PSDB), Tico Kuzma (Pros), Tito Zeglin (PDT), Toninho da Farmácia (PDT) e Zezinho Sabará (PDT).

Já a moção de apoio e solidariedade apresentada pelo Professor Euler fala da necessidade de uma “abordagem positiva” do tema, com uma declaração de apoio às universidades públicas do Brasil neste momento de “corte de verbas ou contingenciamento” . “No caso local, a UFPR é considerada a sétima melhor universidade federal do país, sendo a segunda colocada em inovação, a quinta em Direito, Ciências Contábeis e Turismo e a oitava melhor em Medicina. É um patrimônio do povo paranaense”, justifica.

“Eu me somo aos vereadores que fizeram o outro requerimento. Não estava sabendo, acabei protocolando algo semelhante”, disse Euler na tribuna. “Se na última semana não foi aprovado o repúdio, pelo menos hoje os vereadores aprovam uma moção de apoio às universidades, que precisam deste apoio”, disse. A votação das duas moções de apoio acontece depois de, no dia 7 de maio, o plenário da CMC rejeitar uma moção de repúdio e protestos, apresentada por Professora Josete (PT), ao Ministério da Educação (MEC) do governo federal pelo bloqueio de 30% nas verbas da Universidade Federal do Paraná (060.00002.2019) – estimado em R$ 48 milhões (leia mais).


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.