back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de agosto de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 14/05/2019 - 15:08:35

Notas da sessão plenária
de 14 de maio

  • Maria Leticia Fagundes abordou no grande expediente a falta de médicos pediatras nas UPAs. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Bruno Pessuti destacou a realização da 3ª Conferência Nacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Osias Moraes anunciou a volta da domingueira. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Saúde municipal I
De acordo com a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), existe uma carência de pediatras nas UPAs. “Venho denunciado essa situação desde o começo do ano, desde janeiro, mesmo sabendo que essa dificuldade já vem do começo da gestão”. A Feaes promoveu um concurso mas, segundo ela, as vagas para pediatras não foram preenchidas. Neste fim de semana, a vereadora conta que as UPAs Tatuquara e Pinheirinho não dispunham de nenhum pediatra. A gestão informa que as unidades têm pediatras disponíveis 24h por dia e que são promovidos 25 mil atendimentos a crianças por mês, mas a parlamentar afirma que isso não é verdade. “Os atendimentos são feitos não por pediatras, mas por generalistas, e isso provocou o problema no Hospital Pequeno Príncipe semana passada, com demora de atendimento de 10 horas”, afirmou. (Foto 1)

Saúde municipal II
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Noemia Rocha (MDB) requer dados sobre convênios firmados entre o Município e instituições privadas de saúde (062.00194.2019). Ela diz que a solicitação foi motivada pela suspensão dos atendimentos no pronto atendimento do Hospital Pequeno Príncipe, na semana passada. A vereadora quer saber, dentre outros itens, quais são as entidades conveniadas, as especialidades atendidas e o número de consultas.

Hidrelétricas
Bruno Pessuti (PSD) lembrou que Curitiba foi sede da 3ª Conferência Nacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). O evento aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui. Para o vereador, a escolha do lugar para o encontro foi feliz, pois a Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH) irá implantar no parque uma pequena central geradora. De acordo com Pessuti, outra unidade será instalada no parque São Lourenço, por meio de uma emenda parlamentar de seu mandato. Para o vereador, além da geração de energia, há a geração de conteúdo que faz com que as pessoas tomem atitudes mais sustentáveis.  (Foto 2)

Domingueira

O vereador Osias Moraes (PRB), vice-líder do Executivo, anunciou que em conversas com o prefeito Rafael Greca, foi informado de que a tarifa chamada “domingueira” vai voltar. Osias é autor, ao lado de Pier Petruzziello (PTB), líder do prefeito, do projeto que institui gratuidade para o uso do ônibus Linha Turismo nos dias 29 de cada mês. (Foto 3)

Pagamentos

O plenário aprovou a sugestão de Cacá Pereira (DC) que propôs análise para ampliar as formas de regularização (pagamentos) do auto de infração emitido por agentes de trânsito (203.00100.2019). A ideia é que a regularização seja levada a outras redes bancárias, aplicativos e demais meios com o objetivo de facilitar o processo de pagamento.

Imóvel desocupado
“O prédio onde funcionava o Laboratório Municipal, localizado na rua Brigadeiro Franco, no bairro Parolin, está desativado há muito tempo e seu estado é de total abandono.” Com essa justificativa, Edson do Parolin e Serginho do Posto, ambos do PSDB, perguntam qual será a destinação do imóvel e se há alguma reforma prevista para o local (062.00193.2019). Ele argumenta que o espaço é grande e ainda poderia dispensar algum órgão público do pagamento de aluguel.

Motofrete e mototáxi
Pedido de informações a outros órgãos, apresentado por Cacá Pereira (DC), é direcionado ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). No requerimento, o vereador pergunta sobre as reuniões de um grupo técnico instituído em 2017 para debater a regulamentação do motofrete e do mototáxi (074.00020.2019). Ele quer saber a data e local onde as reuniões estão sendo realizadas, e como participar das discussões.

Implantação de rotatória
Pedido de informações oficiais de Marcos Vieira (PDT) reforça solicitação à Prefeitura de Curitiba (062.00192.2019). O vereador aponta que o Executivo, em resposta a requerimento de 2017, disse existir projeto para rotatória no cruzamento das ruas Lupionópolis e Mandirituba, no Sítio Cercado, cuja implantação aguardava a aquisição de materiais, orçamentos e licitação. No entanto, ele aponta que a obra não foi executada, apesar da demanda dos moradores e comerciantes daquela região.

Fazendo Urbana

“O projeto prevê a criação de animais vertebrados, tais como galinhas e coelhos? Qual o embasamento legal?”, diz Fabiane Rosa (DC) sobre a Fazenda Urbana de Curitiba (062.00195.2019). Segundo a vereadora, a iniciativa será implementada pelo Mercado Regional Municipal do Cajuru, apesar das restrições legais à criação de animais na cidade. Ela ainda indaga qual a função do programa; o sistema de controle populacional; que tipo de abelha será usada, se serão contratados apicultores e como serão evitados ataques à população, caso a espécie tenha ferrão.

Asfalto no Boqueirão
“Existe previsão para se pavimentar a rua lateral da Cel. Luiz José dos Santos, entre as ruas Bom Jesus do Iguape e Carmelitas, no Boqueirão?”, pergunta Maria Leticia Fagundes (PV). Ela aponta, no pedido de informações oficiais ao Executivo, que o trecho em questão possui três quadras e é “dividido" por um córrego, sendo que apenas um lado da via possui asfalto (062.00196.2019).



Texto:   Fernanda Foggiato e João Cândido Martins
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.