back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de junho de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 15/05/2019 - 16:32:27

Notas da sessão plenária
de 15 de maio – 1ª edição

  • Herivelto Oliveira propõe critérios para gratuidade ou desconto a idosos a partir de 60 anos no transporte coletivo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Pier Petruzziello rebateu Maria Leticia Fagundes que ontem disse faltar pediatras nas UPAs. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Katia Dittrich se disse satisfeita com a postagem do prefeito em que ele destacou as conquistas da proteção animal ocorridas nesta gestão. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Bruno Pessuti destacou a realização em Curitiba do XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC).
  • Ezequias Barros comentou sobre o cancelamento do reajuste da tarifa de água (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Professor Euler homenageou Laís Rocha Leão, arquiteta, ativista pela igualdade de gêneros e espaços urbanos inclusivos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Edson do Parolin lembrou que no dia 15 de maio se comemora o Dia do Assistente Social. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Estudantes da UFPR, vindo de Ouro Preto do Oeste (RO), visitaram a CMC nesta quarta-feira. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Gratuidade a idosos I
O plenário acatou indicação de sugestão ao Executivo, de Herivelto Oliveira (PPS), com propostas para o transporte público municipal. As iniciativas são direcionadas a idosos a partir de 60 anos e renda de até dois salários-mínimos (201.00032.2019). Uma ideia é conceder a esses usuários até 10 passagens gratuitas por mês. A outra é para que eles tenham 50% de desconto em até 15 passagens, no mesmo período.

Gratuidade a idosos II
“Alguém disse que já existe a gratuidade para alguns casos. Estamos pedindo uma ou outra coisa. A gratuidade para quem ganha até dois salários-mínimos ou 50%. Parece que a legislação hoje é um pouco diferente”, justificou Oliveira. Segundo relação disponível no site da Urbs, têm direito ao cartão-transporte isento os idosos com mais de 65 anos; pessoas com deficiência, patologias crônicas e seus acompanhantes; aposentados por invalidez com renda inferior a dois salários-mínimos; e determinadas categorias profissionais, como os policiais militares. (Foto 1)

Pediatras
Em resposta à vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), que ontem denunciou o fato de que, segundo ela, faltam pediatras nas UPAs, o líder do prefeito Pier Petruzziello (PTB) informou, que de acordo com a portaria de consolidação nº 3 do Ministério da Saúde, nas UPAs o atendimento é feito por médicos que atendem emergências conforme a classificação de risco para todos os pacientes, independente de idade e tipo de agravo. Ainda de acordo com Pier, tanto o Ministério quanto o Conselho Regional de Medicina não preveem a presença de especialistas nas UPAs, que se dedicam ao primeiro atendimento de emergências e não em atendimentos especializados. (Foto 2)

Proteção animal I
Katia Dittrich (Solidariedade) se disse satisfeita com uma postagem do prefeito nas redes sociais. Rafael Greca destacou as conquistas da proteção animal ocorridas nesta gestão. Ele citou a campanha de castração, a maior da história de Curitiba, dando ênfase aos mais de 26 animais já castrados nos Castramóveis e nas clínicas conveniadas. Ele citou também a campanha de atendimento clínico-veterinário viabilizada entre a prefeitura e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e garantida por emenda de R$ 500 mil de iniciativa de Katia. A campanha, segundo a vereadora, atinge principalmente a população de baixa renda. (Foto 3)

Proteção animal II
Greca também citou em sua postagem o andamento da licitação para a contratação do veículo de resgate e atendimento de emergência para animais, “batizado por nós, como SAMU Animal”, disse Katia, autora da sugestão que originou a iniciativa. Ela também ressaltou a decisão da 3ª turma do STJ que garantiu que animais de estimação não sejam proibidos em condomínios. Para a vereadora, é uma vitória da sociedade que pode ver os animais como membros da família.   

Brumadinho
Katia Dittrich (Solidariedade) também entregou votos de congratulações e aplausos aos militares do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná que colaboraram com os resgates após o rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais. “12 milhões de metros cúbicos de rejeitos atingiram a área administrativa da mineradora [Vale] e a área rural do município. Ao menos 237 mortes já foram confirmadas” comentou ela que classificou de heróis os bombeiros paranaenses que se deslocaram até lá. “Sua força de vontade, disposição e doação de suas próprias vidas os tornam heróis”.  

Medicina metabólica
Bruno Pessuti (PSD) informou que Curitiba é sede, entre os dias 15 e 18 de maio, do XX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. "A cirurgia metabólica pode curar a diabetes", enfermidade que, de acordo com o vereador, atinge 215 mil paranaenses. "É uma inovação na cirurgia que está sendo conduzida por um médico paranaense, o Dr Caetano Marchesini, e que está sendo debatida aqui em Curitiba". O evento ocorre no Expo Unimed. (Foto 4)

Tarifa

Ezequias Barros (PRP) comentou sobre o cancelamento do reajuste promovido pela Sanepar na tarifa da água após a medida cautelar do Tribunal de Contas. De acordo com o vereador, desde o reajuste feito em 2017, a empresa acumula aumento tarifário de 27,92% enquanto no mesmo período o IPCA registrou inflação de 12,6%. (Foto 5)

Cidades inclusivas
Professor Euler (PSD) homenageou Laís Rocha Leão, arquiteta, ativista pela igualdade de gênero e espaços urbanos inclusivos. “Ela é diretora da inCities – rede para cidades inclusivas e foi reconhecida pela União Europeia como uma das jovens mais influentes do mundo, em 2018. Além disso, ela é palestrante sobre empoderamento e liderança feminina”. O vereador lembrou que a arquiteta curitibana também é coordenadora de diagnóstico e avaliação da ONG Teto. (Foto 6)

Dia do Assistente Social
Edson do Parolin (PSDB) destacou, durante o pequeno expediente, que no dia 15 de maio se comemora o Dia do Assistente Social. Ele deixou um abraço para todos os profissionais, em especial, os que atuam no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Cohab-CT que, segundo ele, estão sempre presentes no Parolin. (Foto 7)

Visita

Serginho do Posto (PSDB) registrou visita à Câmara Municipal de Curitiba de dois alunos de mestrado da Universidade Federal do Paraná. Ronaldo dos Santos Lira e Túlio Anderson Alves militam no PSDB Jovem e PSD, respectivamente, na cidade de Ouro Preto do Oeste (RO). (Foto 8)


Texto:   Fernanda Foggiato, Claudia Krüger e João Cândido Martins
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.