back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de setembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 28/05/2019 - 09:05:39

Vender combustível adulterado
poderá levar à cassação de alvará

  • Projeto em tramitação na CMC propõe cassação de alvará por venda de combustível adulterado. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • Segundo Beto Moraes, a iniciativa pretende proteger o direito dos consumidores. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O posto de combustível no qual for constatada a comercialização, aquisição, distribuição, transporte, estoque ou revenda de combustível adulterado poderá ter o alvará de funcionamento cassado. Essa é a proposta em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), apresentada pelo vereador Beto Moraes (PSDB), para combater o delito praticado por “comerciantes desonestos”.

Segundo o texto, será considerada infração grave a constatação de adulteração de combustíveis vendidos na capital, por meio de laudo da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A proposta diz que, independente da infração constatada, o poder público poderá determinar a instauração de processo administrativo (005.00091.2019). Caso seja comprovada a fraude, após a conclusão do trâmite legal, caberá a cassação da licença de funcionamento.

Se aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor na data de publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Para Beto Moraes, embora combatida, a adulteração de combustíveis é uma prática frequente no país, configurando operação ilegal e danosa ao consumidor. “São constantes as denúncias de casos de postos da capital que se utilizam da adulteração para aumentar seus lucros, em flagrante desrespeito ao consumidor”, argumenta o autor.

Tramitação
O projeto aguarda instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara Municipal. Depois disso, seguirá para análise das comissões temáticas da Casa. Durante esse processo, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados por seu teor. Após o trâmite nas comissões, a matéria poderá seguir para o plenário e, se aprovada, para a sanção do prefeito.


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.