back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de fevereiro de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/06/2019 - 17:03:48

Incentivo ao esporte é tema de
audiência pública na próxima quarta

  • No próximo dia 12, audiência pública discute incentivo ao esporte. Na imagem, a atleta curitibana Julha Gauze, 14 anos, destaque na canoagem. (Foto: Divulgação)
  • Propositor da audiência pública, Mauro Bobato avalia que “a demanda [por patrocínio] é muito grande”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Bruno Pessuti foi um dos vereadores que declarou apoio ao evento. Ele alertou à preparação dos jovens à Olimpíada de 2020. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Em audiência pública no próximo dia 12, a partir das 14 horas, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) discutirá as políticas sociais e patrocínios ao esporte nas esferas federal, estadual e local. Por proposição do vereador Mauro Bobato (Pode), o evento reunirá representantes do poder público, além de convidados de empresas estatais e privadas (407.00012.2019). A atividade será realizada no auditório do Anexo II (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).

Na defesa do requerimento que solicitava o aval do plenário para a realização da audiência pública, na sessão da última quarta-feira (5), Bobato pontuou que o incentivo ao esporte é regido por leis federal e estadual (respectivamente, 11.438/2006 e 17.742/2013). No âmbito municipal, a matéria é disciplinada por decretos (1.743/2017 e 1.019/2018). “Existem critérios e os recursos são limitados. A demanda [por patrocínio] é muito grande”, avaliou o parlamentar.

“Fazer projetos [em busca de apoio] não é uma coisa tão simples. O atleta em si está focado no esporte. A gente quer esclarecer e dar subsídio ao esportista ou a quem o assessora”, acrescentou Bobato. “A audiência é um espaço um tanto quanto engessado, mas uma oportunidade de trocar experiências, de procurar caminhos.”

A iniciativa foi apoiada em plenário por diversos vereadores, que destacaram a importância do esporte. “Além da [questão da] saúde, evita e retira jovens das drogas”, declarou Mauro Ignácio (PSB). Ele citou o futebol amador e modalidades como a patinação artística e o basquete, cujos atletas, muitas vezes, enfrentam dificuldades.

Bruno Pessuti (PSD) alertou à preparação para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão. “Temos potenciais medalhistas, que muitas vezes não conseguem apoio. [Eles] têm dificuldade para elaborar um projeto, não conhecem os caminhos. E representam a cidade e o estado, ganham títulos”, afirmou.

Ezequias Barros (Patriota) citou a atleta curitibana Julha Gauze, 14 anos, que é destaque na canoagem. A jovem é apoiada pela Prefeitura de Curitiba, por meio do Programa de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

“A gente vê o espírito de cidadania [que o esporte traz aos atletas]”, avaliou Oscalino do Povo (Pode). “Às vezes falta a informação de como eles [jovens] podem se tornar um atleta de ponta”, ponderou Professor Silberto (MDB). “Esporte é saúde, e saúde é vida”, indicou Zezinho Sabará (PDT).

Texto:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.