back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de setembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/06/2019 - 17:41:40

Câmara homenageia Dálio Zippin Filho,
advogado defensor de direitos humanos

  • Amigos do homenageado, Henrique Paulo Schmidlin e Napoleão Côrtes Neto acompanharam a votação da proposta, de iniciativa de Julieta Reis. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou hoje, durante a sessão desta terça-feira (11) projeto de lei que denomina logradouro público de Curitiba com o nome do advogado criminalista Dálio Zippin Filho. “Honesto, é um dos mais respeitados advogados, principalmente na defesa dos direitos humanos. Também sempre lutou pelas questões da advocacia e do meio ambiente”, disse Julieta Reis (DEM), autora da proposta (009.00003.2019).

Professor acadêmico, Dalio Zippin Filho integrou a Comissão Nacional de Direitos Humanos no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; foi representante titular da OAB-PR no Conselho Penitenciário do Estado; e foi designado pela diretoria da seccional para acompanhar e atuar como amicus curie e assistente do Ministério Público no julgamento do homicídio da advogada Kátia Regina Leite Ferraz. Recebeu ainda outras homenagens, como o título de Cidadão Honorário de Curitiba pela Câmara Municipal e, em 2017, uma homenagem de 50 anos de exercício ininterrupto da profissão.

Acompanharam o debate dois amigos do homenageado: Henrique Paulo Schmidlin, “conhecido como Vitamina, marumbinista que conhece todos os detalhes da Serra do Mar, sendo uma referência para a cidade de Curitiba, principalmente por conhecer a geografia de todo o Estado do Paraná”, conforme Julieta Reis, e Napoleão Côrtes Neto, “também marumbinista e companheiro de várias escaladas”.

Julieta Reis afirmou ainda que pretende encontrar um local que tenha relação com o meio ambiente para receber o nome da Dálio Zippin Filho. A proposta foi aprovada em primeiro turno por unanimidade nesta terça e retorna à pauta da CMC nesta quarta-feira (12) e depois segue à sanção do prefeito Rafael Greca.

*Notícia elaborada pela estudante de Comunicação Organizacional Thaiane Lago, especial para a CMC.
Edição e supervisão do estágio: Filipi Oliveira.



 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.