back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de setembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/06/2019 - 13:28:53

Aumento gradual da bilhetagem
eletrônica segue para sanção

  • Dos 4 projetos da pauta, foram aprovadas a substituição gradual dos cobradores pela bilhetagem eletrônica e uma utilidade pública. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Semana do Ambientalismo Consciente partiu dos primeiros vereadores mirins, no ano passado, reforçou Professor Euler. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Por sugestão de Tico Kuzma, a Semana do Ambientalismo Consciente será votada na próxima quarta-feira. A ideia é convidar os ex-participantes do Parlamento Jovem e o TRE-PR para o debate. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Com 24 votos favoráveis, nesta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, em segundo turno, a aprovação do projeto de lei que cria condições para a ampliação gradual da bilhetagem eletrônica na cidade. Negociação entre os trabalhadores do transporte público, os empresários do ramo, a Prefeitura de Curitiba e os vereadores da cidade resultou no substitutivo geral votado na véspera (005.00149.2019 alterado pelo 031.00032.2019).

A substituição dos cobradores de ônibus pela tecnologia automatizada de cobrança, no molde do que já acontece nos microônibus da cidade, será feita ao longo dos próximos quatro anos – conforme fixado na convenção coletiva a categoria profissional (leia mais). A entrada em vigor da lei agora depende do aval do prefeito Rafael Greca, chefe do Executivo, e da publicação no Diário Oficial do Município (simultaneamente ou num prazo pré-definido no projeto de lei).

No caso de o prefeito se opor a trechos da matéria (“veto parcial”) ou a todo o conteúdo (“veto total” ou “veto integral”), a matéria volta para a Câmara Municipal de Curitiba e os vereadores decidem, votando em plenário, se querem “derrubar os vetos” (recuperando o texto enviado ao Executivo) ou mantê-los, concordando com o prefeito.

A proposição aprovada pelos vereadores altera o artigo 2º da lei municipal 10.333/2001, onde dizia que “deverão ser mantidos os cobradores nas estações-tubo, terminais de transporte e no interior dos coletivos, ressalvados aqueles atendidos pelas estações-tubo e o microônibus”. A nova redação elimina as restrições, afirmando que “fica autorizada a implementação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Município por meio da utilização dos cartões transporte nos pontos de acesso aos serviços de transporte coletivo do Município de Curitiba”.

Em primeiro turno, com 25 votos favoráveis, o plenário aprovou a utilidade pública municipal à Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da Escola Estadual Gelvira Correa Pacheco, instituição de ensino localizada no bairro Barreirinha (014.00042.2018). A proposição é de Jairo Marcelino (PSD).

Adiamentos
Acatada em primeira votação nessa terça-feira, a denominação de logradouro público de Curitiba em homenagem ao advogado criminalista Dálio Zippin Filho teve o segundo turno adiado para a próxima sessão (17). O motivo foi a ausência da autora da matéria (009.00003.2019), a vereadora Julieta Reis (DEM).  

De iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, a Semana do Ambientalismo Consciente retornará à pauta na próxima quarta-feira (19). (005.00164.2018, com o substitutivo 031.00026.2019 e a subemenda 036.00015.2019). Presidente do colegiado quando a proposição foi apresentada, em dezembro do ano passado, Professor Euler (PSB) destacou que a ideia partiu dos vereadores mirins, como resultado da primeira edição do Parlamento Jovem.

Desenvolvido por meio de parceria da CMC e do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o programa está com nova turma em andamento, cujo encontro final será realizado nesta sexta-feira (14). O adiamento do primeiro turno foi sugerido pelo vereador Tico Kuzma (Pros), para que os estudantes da “primeira legislatura” do Parlamento Jovem e representantes do TRE-PR sejam convidados para a sessão. “É importante dar uma resposta aos jovens e à sociedade”, justificou. Atual presidente do colegiado de Educação, Marcos Vieira (PDT) apoiou a medida.

A formalização dos projetos, apontou Euler, pretende “valorizar a participação dos jovens na política”. Além da proposta para o meio ambiente, ele protocolou, via Comissão de Educação, a Semana de Conscientização e Combate ao Bullying, também apta para a deliberação em plenário (saiba mais). Presidente da CMC quando o convênio com o TRE-PR foi assinado, Serginho do Posto (PSDB) defendeu o Parlamento Jovem como um instrumento para a motivação dos jovens. “A gente tem que valorizar o projeto. Ele pode incentivar outros estudantes”, acrescentou Professor Silberto (MDB).

A Semana do Ambientalismo Consciente deverá ser anual e compreender o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. O objetivo é promover ações locais relacionadas a temas como poluição, reciclagem, separação do lixo e destinação adequada do óleo de cozinha, que poderão ser de iniciativa do poder público ou desenvolvidas com o apoio de entidades sem fins lucrativos e da iniciativa privada.


Texto:   Fernanda Foggiato e José Lazaro Jr.
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.