back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 05 de junho de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 27/06/2019 - 12:01:37

Pró-Metrópole e Câmara de Curitiba
debaterão integração metropolitana

  • Como desenvolver os 29 municípios que formam a Região Metropolitana de Curitiba? (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Presidente da CMC, Sabino Picolo, com Alexandre Schlegel, Reginaldo Reinert e Marcelo Ferraz, do Pró-Metrópole. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Queremos mostrar [aos vereadores] os dados que o Pró-Metrópole tem levantado”, disse Alexandre Schlegel, do Pró-Metrópole.
No segundo semestre, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) trará o debate sobre a integração metropolitana da capital para dentro do Legislativo. O assunto foi discutido nesta quinta-feira (27) entre o presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM), e o coordenador de relações institucionais do Pró-Metrópole (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba), Alexandre Schlegel. Também participaram da reunião Reginaldo Reinert e Marcelo Ferraz, coordenadores do grupo de trabalho estruturante de integração regional do Pró-Metrópole.

A cooperação começará com a realização de uma Tribuna Livre, quando representantes da sociedade civil têm espaço, durante uma sessão plenária, para expor temas de interesse público aos vereadores da capital do Paraná. A Tribuna foi agendada para 18 de setembro. “O Pró-Metrópole é uma plataforma política, mas que não é partidária, na qual é viabilizada a troca de informações [entre os município da Grande Curitiba]”, contextualizou Schlegel.

“Queremos mostrar [aos vereadores] os dados que o Pró-Metrópole tem levantado, para visualizar o crescimento das cidades, com vistas à multiplicação da renda desses municípios que reúnem 3,5 milhões de habitantes. O objetivo é metropolizar as decisões relacionadas ao desenvolvimento econômico, neste formato que já é previsto no Estatuto das Metrópoles”, expôs o coordenador de relações institucionais.  

O Programa Pró-Metrópole é uma ação de governança regional que busca promover o desenvolvimento socioeconômico dos 29 municípios que formam a Região Metropolitana de Curitiba. Ele promove, por meio de um processo participativo, incentivos à cooperação entre os atores públicos e privados para o planejamento e implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada. O presidente do Pró-Metrópole é Hélio Bampi, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Diversas entidades civis e órgãos governamentais compõem o comitê gestor do Pró-Metrópole.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.