back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de setembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 09/07/2019 - 14:19:22

Dia 8 de maio pode ser dedicado
à conscientização sobre endometriose

  • Projeto pretende conscientizar as estudantes, professoras e familiares de alunos das escolas municipais de Curitiba sobre a endometriose. (Foto: Reprodução/Internet)
  • Mestre Pop justifica que, pela dificuldade de diagnóstico, é importante conscientizar sobre a ocorrência da endometriose. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Conscientizar as estudantes, as professoras e as familiares de alunos das escolas municipais de Curitiba sobre a endometriose, informando os sintomas, orientando sobre a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de acompanhamento médico. Este é o objetivo do projeto de lei protocolado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) pelo vereador Mestre Pop (PSC) no dia 27 de junho  (005.00131.2019). A campanha de conscientização seria realizada anualmente no dia 8 de maio.

Endometriose é o nome dado à inflamação causada pela presença da mucosa que reveste a parede interna do útero (chamada de endométrio) fora do útero – nos ovários, no intestino e na bexiga, por exemplo, causando dores no período menstrual. “Segundo a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolver a endometriose e 30% têm chances de ficarem estéreis”, informa Mestre Pop, na justificativa.

A escolha do 8 de maio para a “Campanha de Conscientização sobre a Endometriose nas escolas municipais de Curitiba” acontece pela data ser o Dia Nacional de Luta Contra a Endometriose. A ideia é que na ocasião sejam realizados fóruns de debate, palestras, seminários, audiências públicas, distribuição de material informativo e outras ações voltadas ao enfrentamento da endometriose. A participação voluntária de médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas seria incentivada pelo Município.

Mestre Pop alerta que “a endometriose é uma doença muito difícil de ser detectada, pois seus sintomas são parecidos com os de outras enfermidades e acabam confundindo o diagnóstico da paciente. Por isso, é de grande importância levar o conhecimento da endometriose para as escolas municipais, com o intuito de alertar as jovens estudantes e mulheres sobre a doença, possibilitando a melhora na sua qualidade de vida”.

Tramitação

Após o protocolo da proposição no Legislativo e a leitura no pequeno expediente de uma sessão plenária, o projeto de lei começa a tramitar na Câmara de Curitiba. Primeiro a matéria recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois segue para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.