back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de julho de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 10/07/2019 - 13:50:09

Projeto sugere usar ruas para
esportes e cultura aos domingos

  • Curitiba pode ganhar regras para uso esportivo e cultural de ruas em domingos e feriados. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • Marcos Vieira dá como exemplo a rua São José dos Pinhais, no Bairro Novo, que os moradores gostariam de fechar para veículos aos domingos e feriados. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Com o nome de “Programa Rua para Todos”, projeto do vereador Marcos Vieira (PDT) sugere que trechos de vias públicas possam ser usados, aos domingos e feriados, das 10h às 16h, para atividades esportivas e culturais. A ideia é que as vias previamente cadastradas pela Prefeitura de Curitiba “fiquem disponíveis para pedestres e ciclistas”, sendo possível também “a prática de atividades culturais, esportivas e recreativas”. A proposição (005.00129.2019) prevê o fechamento das ruas para os veículos, ressalvado o acesso a moradores.

A definição desses trechos de vias, praças e largos incluídos no “Programa Rua para Todos” ocorreria via decreto do Executivo, sendo prevista a possibilidade de moradores da região requisitarem a inclusão desses logradouros público no projeto à prefeitura. O Executivo forneceria a estrutura necessária para o fechamento das vias públicas que integram o projeto. Marcos Vieira defende que outras cidades, como São Paulo, já adotam medidas semelhantes.

“Em Curitiba, o fechamento de ruas nos domingos já se tornou pauta reivindicada por diversos setores, especialmente de esportes ao ar livre e de cultura. No Bairro Novo, por exemplo, moradores da região solicitam o fechamento da rua São José dos Pinhais, durante domingos e feriados, para incentivar as atividades no espaço público da região”, explica Marcos Vieira. A proposição foi protocolada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no dia 25 de junho.

Tramitação

Após o protocolo da proposição no Legislativo e a leitura no pequeno expediente de uma sessão plenária, o projeto de lei começa a tramitar na Câmara de Curitiba. Primeiro a matéria recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois segue para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.



Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.