back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de julho de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 05/08/2019 - 15:24:42

Sessões da CMC ganham transmissão
em novos canais e alta definição

  • Acima, sessão transmitida ainda com o sistema analógico. Abaixo, a reprodução em alta definição. (Reprodução: YouTube / Montagem: Maryane Vitória/CMC)
  • Transmissão dos eventos no Palácio Rio Branco agora é feita em full HD, em três redes sociais, com a possibilidade de tradução simultânea em Libras. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Sabino Picolo destacou o avanço na transmissão das sessões. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Professor Euler pontuou avanço na transparência, devido ao novo sistema, e estudos para eliminar o uso de papel em plenário. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Para Pier Petruzziello, a transmissão com a presença de um intérprete de Libras foi um “fato histórico”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) retomou as sessões plenárias, na manhã desta segunda-feira (5), com melhorias no sistema de transmissão ao vivo das atividades realizadas no Palácio Rio Branco. Foram implantados um telão maior e novas câmeras, para a reprodução em alta definição (full HD), enquanto a tecnologia anterior era analógica. Os equipamentos devem evitar a interferência da contraluz. Além do YouTube, agora também é possível acompanhar as atividades pelos canais do Legislativo no Facebook e no Twitter.

Outro avanço é a possibilidade de se reproduzir os debates com a tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Localizada no subsolo do Palácio Rio Branco, uma câmera é destinada exclusivamente à captação das imagens do intérprete, que são simultaneamente processadas e enviadas ao display de alta definição. Nesta segunda, o trabalho foi realizado voluntariamente por duas intérpretes do Instituto Federal do Paraná (IFPR): Juliana da Silva Richter e Flávia Nunes Flores Hubie.

Além das sessões plenárias e solenes, o Palácio Rio Branco sedia outras atividades, como as audiências públicas de prestação de contas. O pregão eletrônico para licitar o novo sistema foi realizado em maio passado.  Válido até julho de 2020, o contrato (16/2019) foi assinado por R$ 700 mil – conforme o edital, o valor máximo poderia chegar a R$ 844,8 mil.

A empresa vencedora do pregão ficou responsável pela captura, o processamento, o controle, o registro, a integração (aos microfones e sistemas de chamada e de votação) e a geração do conteúdo em alta definição. O contrato também contempla a instalação, a configuração, o treinamento operacional e a manutenção de equipamentos.

Transparência
Em discurso na retomada das sessões, o presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM), destacou a modernização do sistema, dentre outros projetos da atual gestão. Segundo ele, o processo foi acompanhado pelo segundo-secretário do Legislativo, Professor Euler (PSD). O vereador ainda agradeceu o trabalho do diretor-geral, Daniel Dallagnol, e demais servidores da Casa.

“As obras de modernização são importantes para trazer mais transparência ao processo legislativo, visto que o novo telão trará mais informações sobre o funcionamento da Câmara, além de conter uma janela para o sistema de Libras, o que permite maior acessibilidade”, pontuou Euler. Segundo o segundo-secretário, a ideia é que os antigos equipamentos sejam instalados no auditório do Anexo II, onde as audiências públicas e demais atividades atualmente têm apenas a transmissão de áudio.

“Estamos [a Mesa] estudando a implantação de tablets nas bancadas, modernizando ainda mais o sistema e eliminando o uso de papel, como o utilizado para a impressão da pauta diária”, adiantou Euler. Primeiro-secretário da Casa, Colpani (PSB) também destacou a modernização das transmissões, em especial a implantação do novo painel.

Para o líder do prefeito na CMC, Pier Petruzziello (PTB), o sistema de Libras promove a inclusão e é um “fato histórico”. De acordo com a vereadora Fabiane Rosa (DC), ela foi uma das que sugeriram a tradução simultânea das sessões na Língua Brasileira dos Sinais.


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.