back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de setembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 13/08/2019 - 13:38:47

Confirmada ajuda emergencial à
RMC em caso de calamidade pública

  • Vereadores confirmam, em segundo turno, ajuda emergencial de Curitiba à RMC em caso de calamidade pública. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Creio que o coronel Péricles de Matos ficaria muito feliz se os 38 vereadores assinassem a proposição”, insistiu Mauro Ignácio. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Os vereadores confirmaram em segundo turno, nesta terça-feira (13), o apoio da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) à proposta da prefeitura que autoriza a administração a socorrer, emergencialmente, outras cidades da região metropolitana (RMC) em situação de calamidade pública. A ideia é utilizar doações recebidas pelo Disque Solidariedade (005.00016.2019). A exemplo da véspera, a votação em plenário foi unânime, desta vez com 25 parlamentares favoráveis.

Com a mudança ratificada hoje, que segue para sanção do Executivo, são alterados dispositivos do art. 4º da lei 15.348/2018 (que cria o Programa Disque-Solidariedade). “A FAS percebeu a possibilidade do Programa Disque Solidariedade contribuir com os municípios da região metropolitana e, por consequência, com as pessoas em estado de vulnerabilidade que venham a sofrer com desastres naturais e outras situações, que causem estado de emergência e/ou calamidade pública”, diz, na justificativa, o prefeito Rafael Greca.

O plenário também confirmou o projeto de resolução que anualmente fixa a estrutura parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba. A proposição da Comissão Executiva (004.00003.2019) não cria postos, nem extingue vagas, sendo apenas um registro rotineiro dos cargos em comissão exigido pela lei municipal 10.131/2000.

O terceiro projeto votado na véspera que foi analisado em segundo turno nesta terça-feira foi a homenagem ao coronel Péricles de Matos, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná. Foi confirmado de forma unânime que ele, natural de Irati, será Cidadão Honorário de Curitiba. A proposta (006.00009.2019) de Noemia Rocha (MDB), longamente debatida na véspera, não repetiu a polêmica de ontem.

Ontem, quando 22 vereadores se manifestaram (leia mais), tinha sido reavivada a polêmica sobre a votação do Plano de Recuperação. Péricles de Matos coordenou a operação policial que tornou possível a votação da matéria na Ópera de Arame, após três invasões da CMC por manifestantes. Vereadores achara que a homenagem devia partir da base e não de um membro da oposição.

Mauro Ignácio (PSB) voltou ao assunto hoje em plenário, reiterando pedido da véspera para que Noemia Rocha retirasse o projeto. “Creio que o coronel Péricles de Matos ficaria muito feliz se os 38 vereadores assinassem a proposição”, disse. A sugestão não foi aceita pela autora da matéria.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.