back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de setembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/09/2019 - 13:46:47

Acatadas sugestões para atendimento
veterinário e respeito inter-religioso

  • Para Fabiane Rosa, o Centro Veterinário da PMPR possui boa estrutura, que poderia ser usada pelo Município, via convênio. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Os policiais militares Deoclecio Auires e Ricardo Zanatta acompanharam o debate da sugestão proposta por Fabiane Rosa. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Professor Euler indicou ao Executivo promover campanhas publicitárias de conscientização ao respeito inter-religioso. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, na segunda parte da ordem do dia desta quarta-feira (11), indicações ao Executivo voltadas ao bem-estar animal e para o combate à intolerância religiosa. A proposição de Fabiane Rosa (DC) sugere à Prefeitura de Curitiba celebrar convênio com a Cavalaria da Polícia Militar do Paraná (PMPR), para uso de seu Centro Veterinário (203.00171.2019). A de Professor Euler (PSD), que o poder público local promova campanhas publicitárias de conscientização ao respeito inter-religioso (203.00170.2019).

Fabiane disse ter visitado o Centro Veterinário da PMPR, localizado no bairro Tarumã, a convite de seu coordenador, o capitão Deoclecio Aires. O oficial acompanhou o debate da sugestão, nesta manhã, junto ao policial militar e médico veterinário Ricardo Zanatta.

Segundo a vereadora, o Centro Veterinário é bem equipado e muitas vezes fica ocioso. O convênio, reforçou a autora da indicação, permitiria atender animais de famílias de baixa renda e de protetores, ampliando o número de castrações já realizadas pelo Executivo. Fabiane também defendeu o uso da estrutura para outros procedimentos, como cirurgias ortopédicas e atendimento clínico.

Intolerância religiosa
A promoção de campanhas sobre o respeito inter-religioso, defendeu Euler, compete ao Executivo, já que o artigo 5º da Constituição diz que é “inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. “Se isso for levado como campanha educativa, as crianças vão respeitar as diferentes fés, mesmo que diferente daquela expressada por sua família”, afirmou.

O vereador também citou audiência pública de sua iniciativa, realizada na última sexta-feira (6), para debate da intolerância religiosa. Apesar de motivado por recentes ataques a terreiros de umbanda da capital, o evento reuniu diferentes denominações religiosas. Todos participantes, apontou Euler, "tinham algo em comum, que é o respeito entre as religiões".

"Mas não é isso que a gente tem visto em Curitiba", continuou o parlamentar, citando incêndio sob investigação no Terreiro das Marias [no Santa Quitéria], em julho. No último domingo (8), afirmou ele, "entraram lá e roubaram tudo [arrecadado para a reconstrução do local]". Em outra indicação ao Executivo debatida nesta manhã, Professor Euler sugeria a anulação da prova aplicada aos candidatos ao Conselho Tutelar. A proposição, no entanto, foi rejeitada pelo plenário.


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.