back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 13 de dezembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/09/2019 - 16:52:04

Na Câmara, debatida em audiência
atuação de Relações Públicas

  • O mercado de trabalho para profissionais de Relações Públicas e os 50 anos de regulamentação da profissão foram debatidos na Câmara, nesta quarta. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • O fortalecimento dos conselhos profissionais foi salientado por Serginho do Posto, que teve iniciativa para o evento. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • “Cada vez mais as empresas e instituições precisam se relacionar e elas agem a partir das relações públicas”, frisou Marcelo Tavares. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • Os potenciais de mercado nas esferas governamental, institucional e privada foram destacados por Marilisa Bertolin. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • Na opinião de Aluisio Silva Junior, é importante ainda destacar o papel do profissional junto das organizações não governamentais. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • Público pode tirar dúvidas e comentar sobre o tema durante a audiência. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • “É um dia histórico. Nossa missão é garantir à sociedade a prestação de serviços de relações públicas com ética”, disse Marcelo Tavares, na Tribuna Livre. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “50 anos não são 5 dias, foram muitas lutas”, comemorou Marilisa Bertolin. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O mercado de trabalho para profissionais de Relações Públicas e os 50 anos de regulamentação da profissão foram debatidos nesta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A iniciativa da audiência pública foi do vereador Serginho do Posto (PSDB) e teve como palestrantes o presidente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp), Marcelo Tavares, a presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp – 2ª região), Marilisa Bertolin, e o titular da Comissão Especial de Relacionamento Governamental do Conrerp, Aluisio Silva Junior. Eles também participaram, pela manhã, da Tribuna Livre durante a sessão plenária.

A íntegra da audiência pode ser conferida no YouTube. Mais fotos do evento no Flickr.

A solidificação dos conselhos profissionais foi salientado por Serginho do Posto, para que as categorias profissionais possam ser representadas em suas demandas frente ao poder público. “Acredito que é o fortalecimento que faz uma categoria, um setor que precisa estar convergindo para que tenha êxito no seu dia a dia”, pontuou.

“Cada vez mais as empresas e instituições precisam se relacionar e elas agem a partir das relações públicas”, frisou Marcelo Tavares. Atualmente 20 mil profissionais estão registrados em todo Brasil para um mercado de trabalho que, segundo ele, está “muito aquecido para o campo da comunicação organizacional”. Tavares também apontou o crescimento da demanda do relações públicas a serviço das ouvidorias, tanto de órgãos públicos, como privados.

Já os potenciais de mercado nas esferas governamental, institucional e privada foram destacados por Marilisa Bertolin. Para ela, o profissional de comunicação prepara as organizações para a construção de imagem, manutenção de reputação e gerenciamento de crises. Na opinião de Aluisio Silva Junior, é importante ainda destacar o papel do profissional junto das organizações não governamentais, especialmente para atendimento de demandas da sociedade.

Além de profissionais, estudantes e representantes da sociedade civil organizada, participaram do evento o vereador Herivelto Oliveira (PPS); o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Fecomércio-PR, Walter Xavier; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Roberto Issamu Yosida; o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Paulo Brunel; e Simonte Paulin, do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

Tribuna Livre
Na sessão plenária desta quarta-feira, a convite de Serginho do Posto, Marcelo Tavares e Marilisa Bertolin, também falaram no espaço da Tribuna Livre sobre os 50 anos da regulamentação da profissão, comemorados neste dia 11, e os desafios do mercado de trabalho (veja aqui).

“É um dia histórico. Nossa missão é garantir à sociedade a prestação de serviços de relações públicas com ética. Esta homenagem é uma honra inigualável e uma prova de que nossa profissão deve existir e é importante”, agradeceu Marcelo Tavares.

Responsável pela 2ª região, que abrange os estados do Paraná e de São Paulo, Marilisa Bertolin destacou que as Relações Públicas são a única área da comunicação social regulamentadas por lei: “50 anos não são 5 dias, foram muitas lutas”, comemorou. Na oportunidade, diversos vereadores cumprimentaram os representantes dos profissionais de Relações Públicas e tiraram dúvidas sobre o exercício da profissão.

Confira fotos da sessão plenária de hoje no Flickr da CMC.


Texto:   Claudia Krüger e Marcio Alves da Silva
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.