back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 29 de janeiro de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 02/10/2019 - 14:58:56

Ex-vereador e líder político,
João Derosso vai batizar Centro
Esportivo no Xaxim

  • O ex-vereador João Derosso faleceu em 2017, aos 89 anos de idade. (Foto: Arquivo /CMC)
  • “Uma pessoa importante na região, que fez muito pela cidade”, frisou Beto Moraes, um dos autores da proposta. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Geovane Fernandes também assinou o projeto que homenageia João Derosso. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Hoje pagamos uma dívida da cidade, que vinha se arrastando há anos com o paizão de muita gente aqui na cidade de Curitiba”, afirmou Tito Zeglin. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Confesso que aprendi muito com ele”, revelou Jairo Marcelino. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Familiares de João Derosso acompanharam a votação da homenagem. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Com unanimidade, o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou projeto de lei que reconhece o legado de João Derosso, tradicional liderança do bairro Xaxim, falecido em 2017 aos 89 anos de idade. Vereador entre 1964 e 1988, por cinco mandatos consecutivos, seu nome vai batizar o Centro de Esportes e Lazer Xaxim, espaço esportivo construído em 2012 em terreno doado pela família Derosso, onde antigamente funcionava a Sociedade Operária Beneficente 5 de Julho.

A iniciativa (008.00014.2017) foi de Beto Moraes (PSDB) e Geovane Fernandes (PTB) e recebeu apoio de diversos vereadores, que fizeram coro ao destacar a justiça da homenagem. Moraes resgatou a história da família, que “teve importância na formação do bairro”, e ajudou a ampliar a infraestrutura da região, pois também doou terrenos para a construção de duas escolas, duas creches, unidade de Saúde e da Igreja São Francisco de Assis. “Uma pessoa importante na região, que fez muito pela cidade”, frisou o vereador.

“Siga em frente que na política há espaço para todos”, teria dito João Derosso a Geovane Fernandes, quando ele disputou sua primeira eleição, em 2008. A frase foi recontada para demonstrar a admiração pelo experiente líder político. “Foi um grande vereador, com quem muito aprendi, e eu estarei presente quando o prefeito rebatizar o espaço”. O vereador decano Jairo Marcelino (PSD) e Tito Zeglin (PDT), que dividiram o plenário com João Derosso, relembraram da atuação parlamentar do homenageado e de seus valores morais.

“Ele ia à Tribuna Bento Munhoz da Rocha com responsabilidade e levava assuntos com conteúdo, para fazer a cidade crescer. Hoje pagamos uma dívida da cidade, que vinha se arrastando há anos com o paizão de muita gente aqui na cidade de Curitiba”, afirmou Zeglin. “Fomos vereadores juntos por seis anos. Foi um desbravador da cidade, homem de maior honradez e confesso que aprendi muito com ele”, revelou Jairo Marcelino (PSD).

Ao reconhecer que “há famílias que marcam a história da cidade”, Julieta Reis (DEM) disse ter conhecido João Derosso e o ter visitado “várias vezes”. Serginho do Posto (PSDB) complementou que o ex-vereador ajudou a desenvolver outros bairros da cidade ao levar para a região do Cajuru melhorias básicas como água e luz. “Com seu trabalho, levou desenvolvimento não só ao Xaxim, mas para toda a região Sul”, emendou Tico Kuzma.

Também apoiaram a proposição os vereadores Mauro Bobato (Podemos), Oscalino do Povo (Podemos), Maria Manfron (Progressistas) e Rogério Campos (PSC).

História

Neto de imigrantes italianos, o filho de Franciso Derosso acostumou-se a ver o pai lutando por melhorias para o bairro, que na época precisava de escola, energia elétrica, água tratada e ruas. Formado em Contabilidade, passou no teste para extranumerário, no Departamento de Obras da Prefeitura de Curitiba, em  setembro de 1950. Já casado com Terezinha Pietruza Derosso, concluiu o curso de Economia da Escola Plácido e Silva e passou no concurso para economista da Prefeitura.

A primeira candidatura veio em 1963 pelo extinto Partido Libertador, tendo sido o mais votado da sigla. Foi reeleito em 1968, 1972 e 1976 pela Arena, sempre na lista dos mais votados. Já em 1982, seu último mandato, foi eleito pelo Partido Democrático Social (PDS). Quando completou 24 anos de vereança, desistiu de concorrer e lançou seu filho João Claudio Derosso, que foi eleito em 1988 e exerceu seis mandatos consecutivos, até 2012, tendo sido presidente da CMC oito vezes.

Outros projetos
Os vereadores confirmaram, em votação definitiva, projeto de lei que institui o 19 de outubro como Dia da Eletromobilidade, coincidindo com o Dia Nacional da Inovação. Conforme a proposta de Professor Euler (PSD), na data a Prefeitura deve promover eventos e programas de incentivo ao uso de carros, motos, patinetes e outros veículos movidos a eletricidade (005.00059.2019, com o substitutivo 031.00020.2019). O texto segue para sanção do Poder Executivo.

Também foi aprovado projeto do presidente Sabino Picolo (DEM) que declara utilidade pública à Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão - Curitiba e Região Metropolitana (014.00033.2019). Já a proposta de Ezequias Barros (Patriota) que concede o título de cidadão honorário ao pastor Adalberto da Silva Derzette teve sua votação adiada por uma sessão e retorna à pauta na próxima segunda-feira (7).



Texto:   Marcio Alves da Silva
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.