back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 13 de dezembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 08/10/2019 - 15:26:48

Notas da sessão plenária
de 8 de outubro

  • “Temos um trabalho sério, voltado para a comunidade”, disse Toninho da Farmácia, apontando como “desinformação” publicação sobre ele em blog da capital. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Wolmir Aguiar pergunta se a eleição do Conselho Tutelar será refeita nas regionais onde não houve problemas: “Como fica? Estamos jogando dinheiro público fora?”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Esperamos que a Secretaria Municipal da Educação reveja o edital, pois [do jeito que está] teremos vários espaços fechados”, afirmou Professora Josete. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Noemia Rocha queixou-se da burocracia para destinar emendas parlamentares às comunidades terapêuticas em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “90% [dos que participaram] me reconheceram”, comemorou Herivelto Oliveira, sobre pesquisa feita pela Tribuna do Paraná. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Crítica à “desinformação”
Na tribuna da CMC, Toninho da Farmácia (PDT) fez críticas a um blog, por ter publicado aquilo que o parlamentar considerou uma “desinformação”. A nota dizia que o vereador teria pedido ao secretário de Obras a contratação de tapa-buracos. “Ora, a competência dos tapa-buracos é da Secretaria Municipal de Governo”, corrigiu o vereador. “O que ele fez não foi legal, não foi bacana”, acrescentou Toninho, que não nominou o blogueiro em sua fala. “Temos um trabalho sério, voltado para a comunidade.” (Foto 1)

Educação infantil I
Retomando assuntos debatidos na véspera, Dr. Wolmir Aguiar (PSC) também demonstrou preocupação com o credenciamento de escolas parceiras para a Educação Infantil municipal. Ele questionou se a rede conveniada deixará de atender crianças com 4 ou mais anos de idade, para se dedicar somente aos de 0 a 3 anos. “A prefeitura vai suprir essa lacuna?”, perguntou. Quanto às eleições do Conselho Tutelar, o parlamentar perguntou se será refeita a eleição até nas Regionais onde não houve problemas. “Como fica? Estamos jogando dinheiro público fora?”, completou. (Foto 2)

Educação infantil II
“Esperamos que a Secretaria Municipal da Educação [SME] reveja o edital, pois [do jeito que está] teremos vários espaços fechados”, afirmou Professora Josete (PT), também retomando o debate sobre o edital de credenciamento para a Educação Infantil. Ela citou como exemplo um espaço no Sabará que anunciou dificuldades para continuar o trabalho com as novas regras, significando a demissão de 63 pessoas e “mais de uma centena de crianças que perderão o atendimento”. A vereadora anunciou que duas reuniões com o Executivo estavam marcadas para hoje (8). (Foto 3)

Comunidades terapêuticas
Ao comentar em plenário o resultado da audiência pública sobre a saúde mental, na semana passada, Noemia Rocha (MDB) queixou-se da burocracia para destinar emendas parlamentares às comunidades terapêuticas em Curitiba. Ela comentou que há uma dificuldade “em alinhar” a execução às áreas fins, seja quando as emendas vão para a Saúde ou para a Defesa Social. Também pediu que sejam retiradas as antigas bancadas dos vereadores do auditório do Anexo II, para ampliar o número de participantes nas atividades. (Foto 4)

“90% me reconheceram” I
A pesquisa online realizada pela Tribuna do Paraná, em que o jornal pedia para os leitores associarem a foto dos 38 vereadores ao nome certo do parlamentar, entre quatro opções, foi comentada em plenário por Herivelto Oliveira (Cidadania). “90% [dos que participaram] me reconheceram”, comemorou o vereador, ex-apresentador de telejornais na RPC e na RIC, ao que atribuiu o resultado, o melhor entre os colegas. (Foto 5)

“90% me reconheceram” II
Herivelto Oliveira analisou com preocupação que, em linhas gerais, mesmo com o trabalho de vereador sendo fundamental para a cidade, quem ocupa o cargo é pouco reconhecido pela população. Segundo a pesquisa, apenas 11,4% de quem respondeu acertou os nomes pela fotografia. Ele ainda elogiou o trabalho da Diretoria de Comunicação da CMC, em especial nas redes sociais, acrescentando que os parlamentares devem incorporar tal preocupação a seus mandatos.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.