back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de novembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 09/10/2019 - 13:13:35

Projetos sociais, de inovação e
empreendedorismo são homenageados

  • “A cartilha é objetiva, direta e lúdica. Tudo para acalentar a sociedade neste momento delicado”, explicou Maria Amélia Vianna, do escritório Pereira Gionédis Advogado. Convite foi feito por Pier Petruzziello. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Rafaella de Bona Gonçalves, vencedora do iF Design Talent Award, foi homenageada pela Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Julieta Reis entregou votos de congratulações para Mário Fernando e Bianca Glaser, pela empresa da família ter completado mais de 130 anos de existência. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • O produtor cultural e músico Gehad Ismail Hajar esteve na CMC para convidar os vereadores para o 5ª Festival de Ópera do Paraná, que acontece em novembro. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Repleta de representantes da sociedade civil, a sessão plenária desta quarta-feira (9) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) divulgou a ação social do escritório Pereira Gionédis Advogados, de conscientização sobre os direitos das pessoas com graves, homenageou a jovem Rafaella de Bona, pela vitória no iF Design Talent, e a família Glaser por estarem à frente de uma das empresas mais antigas do comércio paranaense. Também recebeu Gehad Hajar, que veio agradecer aos parlamentares o apoio dado ao Festival de Ópera do Paraná.

Distribuir gratuitamente em clínicas e hospitais de Curitiba e Região Metropolitana cartilhas com instruções sobre como pessoas com doenças podem acessar seus direitos e isenções especiais. Esta foi a iniciativa do escritório Pereira Gionédis Advogados, em parceria com o Instituto Humsol, apresentada hoje aos vereadores por Maria Amélia Cassiana Mastrorosa Vianna. “A cartilha é objetiva, direta e lúdica. Tudo para acalentar a sociedade neste momento delicado”, garantiu a advogada, lembrando que a publicação. A vinda foi mediada pelo vereador Pier Petruzziello (PTB), dentro da mobilização do Outubro Rosa – mês de conscientização nacional sobre o câncer de mama.

A CMC também deu espaço à Rafaella de Bona Gonçalves, 22 anos de idade, que ganhou prêmio internacional de design ao adaptar para o Brasil uma tecnologia indiana. Ela desenvolveu um absorvente interno sustentável, utilizando fibra de banana, com o objetivo de melhorar as condições de vida de mulheres em situação de rua. “Elas sofrem com aquilo que chamamos pobreza menstrual, que é quando a pessoa não tem renda suficiente para comprar produtos de higiene íntima. É um rolo, do qual é destacada a quantidade que precisa. São descartáveis e sustentáveis”, contou. Ela foi uma das vencedoras do iF Design Talent Award com o produto. Foi Geovane Fernandes (PTB), parente da jovem, que entregou a ela votos de congratulações e aplausos (077.00420.2019).

A homenagem de Julieta Reis (DEM), também com votos de congratulações e aplausos (077.00167.2017), foi entregue a membros da família que há 130 anos administra a Casa Glaser – localizada na rua Comendador Araújo, antiga rua Mato Grosso, quando o migrante austríaco Wenceslau Glaser abriu ali sua loja em 1887. “É uma das empresas mais antigas e tradicionais do comércio paranaense. Uma das poucas que ainda estão em funcionamento, graças à dedicação da família. O primeiro alvará, de 1887, está pendurado lá na loja”, destacou a parlamentar. Ela entregou os votos a Mário Fernando e Bianca Glaser.
 
O produtor cultural e músico Gehad Ismail Hajar esteve na CMC para convidar os vereadores para o 5ª Festival de Ópera do Paraná, que terá apresentações em cinco cidades do estado durante o mês de novembro. Em Curitiba, haverá shows de 1º a 12 de novembro e no dia 30. “Se não fosse pelo apoio da Câmara e pela primorosa equipe da Fundação Cultural de Curitiba não seria possível a realização desta edição. A Ópera não é elitista, ela é para todos”, defendeu, destacando as medidas inclusivas e a gratuidade de espetáculos como mecanismos de difusão cultural. “Se nós, curitibanos, não montarmos [óperas dos nossos autores], outros não farão”.



Texto:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.