back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de novembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 09/10/2019 - 13:29:14

Vereadores pedem que 156 receba
denúncia de maus-tratos a animais

  • Por iniciativa de Fabiane Rosa, vereadores pedem que 156 receba denúncia de maus tratos a animais. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
“Na atual configuração do aplicativo 156, no campo abrir solicitação, não há a opção ‘maus-tratos aos animais’, ou minimamente ‘animais’, em referência a situações de risco que devem ser atendidas pela Rede de Proteção Animal”, apontou Fabiane Rosa (DC), nesta quarta-feira (9), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Por iniciativa dela, os vereadores aprovaram sugestão ao Executivo para que esta opção seja incluída no sistema. “Isso precisa ser corrigido”, afirmou a parlamentar em plenário (203.00187.2019).

Na mesma sessão foi aprovada outra sugestão de Katia Dittrich (Solidariedade) para que a Prefeitura de Curitiba crie um certificado ou selo para incentivar as doações ao Banco de Ração Municipal (201.00069.2019). “É importante a tomada de medidas que incentivem a maior participação da sociedade nas ações em prol da causa animal, em especial das empresas estabelecidas no município. O fato de um certificado ou selo ser emitido pela municipalidade pode gerar boa visibilidade para as empresas participantes, reforçando sua função social”, justifica a parlamentar.

Cão atropelado
Fabiane Rosa (DC) retornou à tribuna para lamentar morte de Ted, cão comunitário que morava ao lado da estação-tubo Santa Bernadete, e foi atropelado por um ônibus nesta terça-feira (8). Segundo a vereadora, o animal era idoso e recebia cuidados da população local, de motoristas e cobradores, além de atendimento veterinário da Rede de Proteção Animal. Ela afirmou que o cão era conhecido dos motoristas e residia no local há 10 anos sem causar problemas, mas um condutor teria, “deliberadamente” acelerado, e “sabe se lá com qual motivação”, tirado a vida do animal.
“Os cães comunitários merecem o respeito de todos e principalmente o apoio sério e comprometido dos gestores da Urbs, que pouco ou nada fazem, e ainda reclamam”, criticou Fabiane. A vereadora exibiu vídeo que mostrou o enterro do animal, feito por um de seus cuidadores: “um verdadeiro exemplo de respeito e dignidade a todas as formas de vida”. Afirmou ainda esperar que o “erro do motorista sirva de lição, para que nunca mais aconteça”.

Publicidade irregular
O projeto de lei que prevê multa para quem for flagrado afixando publicidade irregular em árvores, postes, viadutos, semáforos ou pontos de ônibus (005.00060.2018 com substitutivo 031.00007.2019), que deveria voltar à ordem do dia em 14 de outubro recebeu novo pedido de adiamento (085.00012.2019). O autor de ambos, Tico Kuzma (Pros), pediu mais 15 sessões de prazo para adequar a proposição. Com isso, a análise em plenário ficará para dezembro.


Texto:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.