back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 13 de dezembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 14/10/2019 - 15:37:10

Notas da sessão plenária
de 14 de outubro

  • Mauro Ignácio defendeu votos de congratulações à Escola Estadual Monsenhor Ivo Zanlorenzi. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Maria Leticia Fagundes questionou na tribuna a validade de uma cláusula do contrato da Prefeitura de Curitiba com a Organização Social que gere a UPA CIC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Votos de congratulações I
Por proposição do vereador Mauro Ignácio (PSB), o plenário acatou votos de congratulações e aplausos à Escola Estadual Monsenhor Ivo Zanlorenzi, localizada no Campo Comprido, pelos 60 anos de sua fundação (077.00438.2019). A data será celebrada no dia 21 de outubro. “É uma escola pequena, hoje com cerca de 500 alunos, referência para a educação”, destacou o autor. (Foto 1)

Votos de congratulações II
“Percebam que a estrutura continua a mesma, mas ela foi modernizada”, apontou Ignácio, após a exibição de um vídeo. Como respostas recentes a demandas da comunidade escolar, o parlamentar lembrou da implantação de uma quadra sintética, com o apoio do deputado estadual Romanelli [PSB], e de uma reforma, realizada no ano passado. Ele ainda saudou a diretora da Escola Estadual Monsenhor Ivo Zanlorenzi, a professora Haedy Niebel, dentre outros servidores do estabelecimento.

Contrato com OS
Vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) questionou na tribuna a validade de uma cláusula do contrato da Prefeitura de Curitiba com a Organização Social que gere a UPA CIC. É que foi enviada  ao Legislativo uma lista, pela Secretaria da Saúde, com sugestões de emendas parlamentares que contemplam a unidade. Para Fagundes, obras deste tipo constam como obrigação da OS na parceria com o Município. (Foto 2)

Em tramitação I

Duas propostas de declaração de utilidade pública municipal, de iniciativa do vereador Marcos Vieira (PDT), começaram a tramitar oficialmente nesta segunda-feira (14), com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária. Em um dos projetos, o vereador indica para o título a Associação Amigos do Pé no Palco, que desenvolve projetos artísticos e culturais com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica e/ou social (014.00047.2019). Fundada em 2002, a entidade reúne artistas paranaenses, de diferentes segmentos.

Em tramitação II
No outro projeto, Vieira propõe para a utilidade pública municipal ao Instituto Mais Cidadania (014.00048.2019). Segundo o autor, a entidade desenvolve jogos personalizados, de diferentes temas, “atuando como instrumento para a aprendizagem e na construção de práticas educativas de qualidade”. “Jogando, estudante e educador promovem experiências reflexivas sobre democracia, justiça social, segurança pública e criminalidade, eleições e escolha de representantes para ocupar cargos públicos, sexualidade, educação financeira, ética e moralidade administrativa dentre outros temas”, cita.

Domínio público?
De Sabino Picolo (DEM), presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Departamento de Uso do Solo, vinculado à Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), receberá pedido de informações oficiais sobre trecho da rua Antônio Kolody, no bairro Butiatuvinha (062.00495.2019). O vereador quer saber se a área é de domínio público, “para futuros pedidos de melhoria na rua”.

Corte de árvores
“Qual o motivo do corte das árvores na primeira quadra da avenida Iguaçu, lado esquerdo? Quem solicitou o referido corte?”, questiona a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Ela também pergunta sobre a aplicação de medidas mitigatórias e qual o prazo para seu cumprimento (062.00496.2019). As árvores, justifica, “aparentemente estavam saudáveis e não apresentavam risco ao trânsito ou aos transeuntes, tampouco comprometiam a mobilidade na calçada”.

Cidadão honorário
Foi protocolado na CMC projeto de lei para conceder ao ator Benedito Izidoro Diniz a Cidadania Honorária de Curitiba (006.00019.2019), que é membro de diversos conselhos relacionados à Cultura no Paraná. O autor da proposta é o vereador Mestre Pop (PSC).

Utilidade pública
Por iniciativa do vereador Beto Moraes (PSDB),  a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Estadual Manoel Ribas poderá receber declaração de utilidade pública (014.00046.2019). Pier Petruzziello (PTB) pede que a mesma distinção seja conferida ao Instituto Shogun Rua (014.00045.2019).



Texto:   Fernanda Foggiato e José Lazaro Jr.
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.