back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 26 de fevereiro de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 30/10/2019 - 14:39:22

Notas da sessão plenária
de 30 de outubro

  • Noemia Rocha fez convite para a Marcha das Famílias contra as Drogas, neste domingo em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Ezequias Barros homenageou as irmãs Maria Clara e Maria Eduarda, que têm o canal no Youtube “Hoje é dia de Marias”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • O canal “Hoje é dia de Marias”, das irmãs homenageadas, tem mais de 5 milhões de inscritos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Marcos Vieira: “O subsídio [ao transporte] deve ser dado com critérios isonômicos, e não por simpatia política”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Oscalino do Povo falou sobre o Terço dos Homens, movimento da Arquidiocese de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Marcha das Famílias I
“A participação de todos é muito importante. A mobilização da sua comunidade”, disse a vereadora Noemia Rocha (MDB) sobre a Marcha das Famílias contra as Drogas. A atividade será realizada neste domingo (3), a partir das 15 horas, na praça Santos Andrade, Centro da cidade. “Trabalho com a recuperação da dependência química há mais de 30 anos. No enfrentamento, nós não concordamos com a descriminalização [que deve ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal]. O enfrentamento às drogas é a prevenção, e nós precisamo fomentar essa prevenção”, avaliou. (Foto 1)

Marcha das Famílias II

“[O enfrentamento] é o combate ao tráfico. E aqui faço um apelo ao governador Ratinho [Junior], para que intensifique as políticas públicas de combate ao tráfico”, acrescentou Noemia. Ela também alertou à reinserção e à capacitação dos  dependentes em tratamento para o mercado de trabalho. O vereador Ezequias Barros (Patriota) reforçou a realização da Marcha das Famílias contra as Drogas.

Voto de congratulações

O vereador Ezequias Barros (Patriota) entregou votos de congratulações e aplausos às irmãs Maria Clara e Maria Eduarda, cujo canal no YouTube, chamado “Hoje é dia de Marias”, tem 5 milhões de inscritos (077.00464.2019). “Elas queriam trazer apenas alegria e diversão através de vídeos. Começaram brincando e hoje o canal é o maior sucesso, um fenômeno da internet”, afirmou o vereador. “Atendendo pedidos de seguidores, as meninas embarcaram em mais um projeto, um livro.” Os pais, a avó e tios das homenageadas acompanharam a entrega o diploma. (Fotos 2 e 3)

Subsídio ao transporte I

Marcos Vieira (PDT) defendeu projeto de lei, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), para o transporte coletivo. A proposta é de diversos deputados, por iniciativa do ex-vereador Goura (PDT), e pretende garantir o subsídio do governo do Paraná a todos os municípios com mais de 300 mil habitantes.

Subsídio ao transporte II
“Se não fizermos algo, teremos cada vez mais uma queda no número dos usuários. Teremos cada vez mais um excesso de carros”, afirmou. “O subsídio deve estar na forma de lei. Tivemos uma experiência, na última gestão, e a população de Curitiba perdeu muito. O subsídio deve ser dado com critérios isonômicos, e não por simpatia política.” (Foto 4)

Terço dos Homens
“Aquela Igreja do Carmo se fez lotada. Sinal que a nossa Igreja Católica faz o bem, sem olhar a quem”, disse Oscalino do Povo (Pode) sobre o movimento Terço dos Homens, da Arquidiocese de Curitiba, no último domingo (27). A atividade, destacou, foi de uma “espiritualidade bem laica”, com a participação de diversos padres e diáconos. “Foi uma tarde muito profícua, para que pudéssemos reavivar a fé”, completou. (Foto 5)

Evento de inauguração
Oscalino do Povo (Pode) destacou a inauguração, na última quinta-feira (24), da primeira unidade da rede Atacadão em Curitiba, localizada no Bairro Alto. O investimento foi de R$ 40 milhões, com a contratação de 260 funcionários, fora a geração de empregos indiretos. O vereador citou a presença do apresentador Ratinho: “Foi algo muito lindo, porque as pessoas descontraem, se alegram em ver uma figura daquela qualidade e simplicidade no meio da população”. O presidente da Casa, Sabino Picolo (DEM), também prestigiou a inauguração.

PDT Paraná
Marcos Vieira (PDT) comentou a realização do 1º Seminário Estadual de Vereadoras e Vereadores Trabalhistas, no último sábado (26). O evento também contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e deputados da legenda, apontou o vereador. “O objetivo era reunir as lideranças do estado. Informar e promover debates. Superou nossas expectativas”, apontou. “Ano que vem, ano de eleições, o PDT quer realmente estar preparado.”

Fogos luminosos
A vereadora Fabiane Rosa (DC) protocolou substitutivo geral à proibição de fogos de artifício em Curitiba (005.00002.2017). Na proposição, ela define como exceção à proposta “os fogos de artifício com efeitos de cores, os ditos luminosos, que produzem efeitos visuais sem tiro” (031.00074.2019).

Bengalas
A pedido do Departamento dos Direitos das Pessoas com Deficiências, Pier Petruzziello (PTB) ampliou o detalhamento técnico do projeto de lei que regulamenta em Curitiba o uso de bengalas (005.00124.2019). Ele incluiu, via substitutivo geral (031.00075.2019), a qualificação do que é deficiência auditiva.

Ordem da Luz
“Quantas cerimônias para entrega da comenda Ordem da Luz dos Pinhais foram realizadas desde 2017? Esta homenagem foi instituída em que ano e por qual prefeito? Foi instituída via Decreto ou Lei? Qual a previsão legal? Com qual intenção foi criada?”, pergunta, via pedido oficial de informação ao Executivo (062.00507.2019), o vereador Professor Euler (PSD).

Banheiros públicos

Em pedido de informação ao Executivo (062.00538.2019), Maria Leticia Fagundes (PV) pergunta o motivo de estarem sendo retiradas dos logradouros públicos torneiras antes instaladas nos locais. Também sobre a distribuição de itens de higiene nos Centros POP e sobre o fechamento de banheiros públicos.

Planos setoriais
Protocolados por diversos vereadores, dois pedidos de informação à Prefeitura de Curitiba pedem cópias dos diagnósticos prévios para construção do Plano Setorial de Habitação (062.00532.2019) e do Setorial de Mobilidade (062.00533.2019), com os estudos e resultados apresentados pelo diagnóstico. Também informação sobre o traslado de pacientes das unidades de saúde municipais (062.00534.2019).

Terrenos abandonados

Dona Lourdes (PSB) quer saber (062.00537.2019) se foram aplicadas, e quantas vezes, as multas relacionadas à lei municipal 11.095/2004, que determina aos proprietários de terrenos em Curitiba que os mantenham limpos, drenados, roçados e capinados.


Texto:   Fernanda Foggiato e José Lazaro Jr.
Revisão:   Marcio Alves da Silva
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.