back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 06 de dezembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 31/10/2019 - 13:01:36

Câmara de Vereadores recebe
delegação da Coreia do Sul

  • Delegação da Coreia do Sul veio a Curitiba conhecer políticas públicas desenvolvidas em Curitiba e que podem ser adotadas em Anyang. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Os coreanos foram recebidos pelo primeiro vice-presidente da CMC, vereador Tito Zeglin. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Os principais temas de interesse dos visitantes foram transporte coletivo, mobilidade urbana, coleta, separação de lixo e o sistema de saúde da capital. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Tito  Zeglin destacou que inovações de Curitiba foram “copiadas em muitas cidades do mundo”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • O encontro entre as cidades teve troca de presentes  abriu portas para a permanente troca de informações. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta quinta-feira (31), a visita de uma delegação de vereadores e representantes da prefeitura de Anyang, cidade da região metropolitana de Seul, na Coreia do Sul. Os coreanos foram recebidos pelo primeiro vice-presidente da CMC, Tito Zeglin (PDT), que respondeu perguntas sobre políticas públicas e soluções governamentais desenvolvidas em Curitiba e que podem ser adotadas em Anyang.

Os principais temas de interesse dos visitantes foram transporte coletivo, mobilidade urbana, coleta, separação de lixo e o sistema de saúde da capital. A criação do sistema expresso, com canaletas exclusivas de ônibus, o sistema trinário e as demais faixas exclusivas para o transporte coletivo foram destacadas por Zeglin como inovações “copiadas em muitas cidades do mundo”.

Outros programas executados na capital e que despertaram o interesse da delegação foram a separação dos resíduos e o programa Câmbio Verde, que faz a troca de materiais recicláveis por alimentos. O vereador contou sobre o desafio lançado pelo Município, em setembro, para que sejam plantadas 100 mil árvores em um ano; a nova Lei de Zoneamento, sancionada neste mês pelo prefeito Rafael Greca, e que vai organizar a ocupação do território da cidade nos próximos 10 anos; e a gestão orçamentária participativa em Curitiba.

Após uma troca de presentes entre as cidades, a delegação, formada por 10 vereadores, um representante da prefeitura (da área de conservação do meio ambiente) e um da Fundação de Arte e Cultura, aproveitou para conhecer o plenário do Palácio Rio Branco, sede do Poder Legislativo e onde são realizadas as sessões plenárias. Eles ainda devem conhecer o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) e a Urbanização de Curitiba (Urbs).

Com aproximadamente 600 mil habitantes, Anyang é uma cidade relativamente nova, com 46 anos de existência. Fica localizada na província de Gyeonggi, a sudeste de Seul, na região metropolitana da capital.


Texto:   Marcio Alves da Silva
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.