back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 28 de janeiro de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 31/10/2019 - 16:02:55

Câmara Municipal de Curitiba reconhece trabalho de servidores públicos

  • Solenidade no Palácio Rio Branco premiou servidores públicos que se destacaram em 2019. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • Julieta Reis explicou que honraria é concedida a servidores que dignificam o serviço público. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • Vereadora Maria Leticia leu os currículos dos homenageados. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • Primeiro vice-presidente da Câmara, Tito Zeglin (PDT) dirigiu a sessão. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • “Quem disse que o serviço público precisa ser carrancudo? Pode ser alegre, colorido e deve ser acolhedor”, afirmou Claudia Silvano. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • Ao todo, 27 servidores públicos, de diferentes carreiras, foram homenageados pelos vereadores pela dedicação no trabalho. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou, nesta quarta-feira (30), em sessão solene, o prêmio Servidor Público Padrão a 27 servidores públicos que se destacaram por seu desempenho e realizações na administração pública em 2019. Os nomes e currículos dos homenageados foram acatados pelo Legislativo no mês de junho e resultaram no decreto legislativo 5/2019. A solenidade, alusiva ao Dia do Servidor Público, comemorado no último dia 28, foi dirigida por Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente da Casa.

Em nome dos parlamentares, Julieta Reis (DEM) explicou que honraria é concedida a servidores que dignificam o serviço público, através de sua competência, dedicação e principalmente no respeito ao contribuinte, prestando serviços de excelência. “Nós reconhecemos em vocês essas características, por respeitarem as leis e fazerem da burocracia uma aliada, não um empecilho na resolução de problemas. Por não apenas atenderem, mas orientarem com simpatia e descomplicação”.


Das mãos de diversos vereadores, receberam as premiações servidores que atuam como médicos, engenheiros, policiais, guardas municipais, motoristas, advogados, assistentes administrativos, entre outros. Um dos que teve seu trabalho elogiado foi o guarda municipal Adriano Calisto, que há 25 anos, paralelamente ao seu trabalho como servidor público, desenvolve trabalho comunitário. “Apaixonado por futebol, usa suas horas de folga para treinar crianças e adolescentes na praça central da Vila Nossa Senhora da Luz. É o técnico responsável pela escolinha de futebol e atende cerca de 70 jovens, ajudando-os a crescerem motivados pelo esporte e a realizarem seus sonhos”, atesta Mestre Pop (PSC).


A missão de representar os trabalhadores foi de Cláudia Silvano, diretora do Procon do Paraná e trabalhadora do serviço público desde 1981. Ela falou sobre como servir à coletividade tornou-se parte de sua identidade. “Não sabemos ser outra coisa. Não queremos ser outra coisa. Servir o cidadão é a nossa missão, é pra isso que saímos de casa todos os dias. Queremos ser efetivos e afetivos. Quem disse que o serviço público precisa ser carrancudo? Pode ser alegre, colorido e deve ser acolhedor. Não nos chamem de funcionários públicos, nos chamem de servidores”, finalizou.


Além dos premiados, amigos e familiares, participaram da solenidade Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba; Marcelo Toniolo de Oliveira, major da PM-PR ; e José Lupion Neto, presidente da Cohab Curitiba. O evento foi transmitido pelas redes sociais da CMC e a retransmissão está disponível no canal da Câmara de Curitiba no Youtube. Veja o álbum completo de fotos no nosso Flickr.


Confira a lista completa dos homenageados e os vereadores que os indicaram.


1. Adenilson Santos de Lara, por iniciativa do vereador Zezinho Sabará (PDT).


Servidor da Fundação Cultural de Curitiba desde 1987, desde 2017 responde pela Coordenadoria de Recursos Humanos da mesma Fundação. Exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória, entre elas as de coordenador dos Teatros Novelas Curitibanas, do Teatro Universitário de Curitiba e do Teatro Cleon Jaque no Parque São Lourenço.


2. Adriano Calisto, por iniciativa do vereador Mestre Pop (PSC).


Guarda Municipal há 25 anos, paralelamente ao seu trabalho como servidor público desenvolve um trabalho comunitário. Apaixonado por futebol, usa suas horas de folga para treinar crianças e adolescentes na praça central da Vila Nossa Senhora da Luz. Técnico responsável pela escolinha de futebol, atende cerca de 70 jovens, ajudando-os a crescerem motivados pelo esporte e a realizarem seus sonhos.


3. Agemir de Carvalho Dias, por iniciativa de Noemia Rocha (MDB)


Graduado em Ciências Sociais e Teologia, possui mestrado em Educação Arte e História da Cultura e Doutorado em História. Em sua carreira pública atuou na Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Parananense de Desenvolvimento Econômico e Social e Centro Cultural Teatro Guaíra. É o atual chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná.


4. Alcione Alves do Nascimento, iniciativa de Bruno Pessuti (PSD)


É graduado em Filosofia, Teologia e Direito. Possui pós-graduação em Antropologia Cultural e Gestão de Pessoas. Capitão da Reserva da Polícia Militar do Paraná, ingressou na corporação em 1997, onde exerceu suas funções de forma exemplar e com extrema disciplina.


5. Capitão Alexsander Cardoso, iniciativa de Tito Zeglin (PDT)


Ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1997. Graduado em Administração e Direito, possui mestrado na Área de Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê, onde foi professor e coordenou processos seletivos. É o comandante da 3ª Companhia do 12º Batalhão, responsável pelo policiamento ostensivo na região dos bairros Seminário, Santa Quitéria e Campo Comprido.


6. Ana Carolina Araujo dos Santos Schlotag, iniciativa de Dr. Wolmir Aguiar (PSC)


Graduada em Psicologia, pós-graduada em Saúde Coletiva, ingressou no serviço público municipal em 2006. Desde 2017 desenvolve seus trabalhos no Departamento de Atenção Primária à Saúde, na Coordenação do “Consultório na Rua”, atendendo cidadãos em condições vulneráveis.


7. Claudia Francisca Silvano, iniciativa de Maria Leticia Fagundes


Advogada e Pedagoga, servidora Pública desde 1981, possui especialização em Direito Civil Empresarial. Assumiu a direção do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PR) em 2011, onde atua desde 1991 com extrema dedicação. Presidente da ProconsBrasil, atua também como professora na FAE – Centro Universitário, no Curso Jurídico - Preparatório para Carreiras Jurídicas e na Escola da Magistratura Federal do Paraná.


8. Deise Tortelli, iniciativa de Oscalino do Povo (Podemos)


Gaduada em Enfermagem, iniciou sua trajetória como servidora municipal em 2004, exercendo cargo de Chefe do Serviço de Epidemiologia e Apoio da Coordenação de Assistência do Distrito Sanitário da Matriz. É a atual supervisora do Distrito Sanitário Boqueirão, administrando 20 equipamentos de saúde, atuando em prol dos cidadãos com postura ética e humana.


9. Edson Ferraz Evaristo de Paula, iniciativa de Fabiane Rosa (DC)


Zootecnista, mestre em Ciências Veterinárias, é especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Servidor público municipal desde 2012, atualmente é Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


10. Eduméia Coelho da Silva, iniciativa de Toninho da Farmácia (PDT)


Graduada em Pedagogia, História, Geografia e Biblioteconomia, possui pós-graduação em Educação Infantil, Metodologia, Didática do Ensino Superior e em Educação Especial e Inclusiva. Com 25 anos de dedicação ao ensino, trabalhou para que as instituições por onde passou se tornassem um lugar democrático e solidário, envolvendo e atendendo as necessidades e anseios de toda a comunidade.


11. Elson Ribeiro, iniciativa de Professor Silberto (MDB)


Formado em Letras Português, é servidor de carreira na Secretaria de Educação do Estado do Paraná desde 1986. Foi diretor do Colégio Estadual Segismundo Falarz de 2000 a 2006, e há 13 anos é diretor do Colégio Estadual Nirlei Medeiros, sempre lutando por uma escola pública democrática e pela educação de qualidade.


12. Erlei Solange de Castro Meira da Silva, iniciativa de Cristiano Santos (PV)


Servidora municipal desde 1994, atuou na Secretaria Municipal da Criança e na FAS da Regional Cajuru onde acompanhou as obras de implantação de CRAS e CREAS. Em 2012, passou a integrar a equipe da Administração Regional do Cajuru, onde assumiu a Gerência de Projetos e do Ônibus Acesso, serviço de transporte que atende pessoas com deficiência. Atualmente integra a equipe da Assessoria da Pessoa com Deficiência.


13. Flavia Vernizi Adachi, iniciativa de Pier Petruzziello (PTB)


Mestre em Psicologia com inúmeras especializações e trabalhos publicados. Psicóloga e integrante do Comitê de Ética e Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, é a atual Coordenadora da Saúde Mental de Curitiba. Atua como docente da disciplina de Saúde Mental para o curso de Medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.


14. Juliane Cecilia Taborda, iniciativa de Marcos Vieira (PDT)


Graduada em Pedagogia, dedica-se à educação infantil contando com mais de 600 horas de cursos para aperfeiçoamento da profissão que abraçou. Já atuou como coordenadora disciplinar, docente, diretora substituta, pedagoga e diretora de CMEIS da capital. Atualmente, dedica-se ao CMEI São João Del Rei, no Sítio Cercado, e CMEI Hermes Macedo, no Tatuquara.

15. Capitão Luciano Savogin Rasera, iniciativa de Tico Kuzma (Pros)


Oficial Militar com trabalho voltado à atividade operacional, esteve à frente do comando de diversas Companhias de Polícia nas regiões de Araucária, Fazenda Rio Grande e em Curitiba. Bacharel em Direito com especialização em direito penal para a atividade policial, exerce atividade administrativa junto à Diretoria de apoio Logístico – DL/4.


16. Luiz Dâmaso Gusi, iniciativa de Julieta Reis (DEM)


Engenheiro Agrônomo com especialização em Administração do Agronegócio e Gestão Estratégica de Marketing e Vendas. Servidor estadual desde 1987, foi diretor da CODAPAR, diretor presidente da CEASA/PR e diretor de Agricultura da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento do Paraná. É o atual Secretário Municipal de Abastecimento da capital.


17. Manoel Lucas Javorouski, iniciativa de Katia Dittrich (SD)


Médico veterinário da Divisão de Zoológico da Prefeitura Municipal de Curitiba, possui mestrado em Ciências Veterinárias. Atua principalmente em clínica médico-cirúrgica e reprodução assistida de animais silvestres.


18. Nelson de Lima Ribeiro, iniciativa de Mauro Bobato (Podemos)


Inspetor da Guarda Municipal de Curitiba, possui 30 anos de serviço, sendo 15 deles na área de emergências ambientais. Coordenador Técnico de Proteção e Defesa Civil da capital, na área estratégica de predição de acidentes e desastres, atua também como palestrante, pesquisador e professor de cursos de graduação em emergências ambientais, Proteção e Defesa Civil.


19. Nezi do Rocio da Silva, iniciativa de Osias Moraes (PRB)


Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Pública, servidora aposentada, exerceu suas atividades por mais de 30 anos como Assistente Administrativo na Câmara Municipal de Curitiba. Desempenhou várias funções e sua trajetória é marcada por respeito e dignidade ao trabalho realizado em prol da cidade.


20. Coronel Péricles de Matos, iniciativa de Thiago Ferro (PSDB)


Natural de Irati, ingressou na Polícia Militar em 1986. Além da graduação em Direito, tem extensa formação na carreira militar. Foi promovido ao posto de Coronel em 2012, sendo atualmente o coronel mais antigo da Polícia Militar do Paraná e é o atual Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná.


21. Capitão Rodolfo Kredens Silva, iniciativa de Maria Manfron (PP)


Bacharel em Direito, especialista em Gestão de Segurança Pública, Operações de Inteligência e Organização de Técnica de Patrulhamento. Tem vasta carreira militar tendo atuado em áreas como inteligência, combate ao narcotráfico, polícia ambiental, ROTAM e segurança para grandes eventos. É atualmente o chefe do Batalhão de Operações Especiais – BOPE/PR.


22. Rosemeiri Morezzi, iniciativa de Edson do Parolin (PSDB)


Bacharel em Serviço Social, especialista em trabalho social em Programas de Habitação de Interesse Social. Servidora da COHAB desde 2009, atuou como gerente do Departamento de Serviço Social. Diretora de Relações Comunitárias, atua como representante da COHAB no grupo de trabalho para gestão das questões relativas às ocupações irregulares no município de Curitiba.


23. Rosiane Aparecida Martins Pereira, iniciativa de Ezequias Barros (Patriota)


Pedagoga com especialização em Educação Especial, aposentou-se com 31 anos de magistério atuando na rede municipal de ensino. Desenvolveu projetos como articuladora entre famílias e escola, foi pioneira na implantação de Faróis do Saber, dos Centros de Educação Integral, bem como de projetos de Educação Ambiental. Por onde passou, deixou sua marca de dedicação e atenção, sobretudo com alunos com TDAH.


24. Serzedelo José dos Santos, iniciativa de Alex Rato (PSD)


Admitido em 1992 para o cargo de motorista na Prefeitura Municipal de Curitiba. Durante seu percurso como servidor público passou pelo Departamento de Transporte Interno e pela Regional do Boqueirão. Prestou serviços em diversos setores, sendo a mais recente no Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo.


25. Shalimar Cella de Oliveira Petrini, iniciativa de Geovane Fernandes (PTB)


Graduada em Enfermagem com especializações em Saúde Coletiva, ingressou na Prefeitura Municipal de Curitiba em 2008. Coordenou as Unidades de Saúde Jardim Paranaense, Esmeralda, Menonitas e atualmente a Unidade Eucaliptos no Alto Boqueirão, onde desenvolve muitas ações buscando excelência em saúde na região.


26. Viviane de Fátima Estegues de Almeida, iniciativa de Professor Matsuda (PDT)


Pedagoga e professora da rede municipal de ensino, com 25 anos de carreira, atua na Escola Municipal Madre Maria dos Anjos. Foi diretora da Escola Municipal Presidente Pedrosa e da Escola Muncipal Nansyr Cecato Cavichiolo. Como chefe do Núcleo Regional da Educação CIC, foi responsável por 46 CMEIs e 27 escolas municipais.


27. Major Marcelo Toniolo de Oliveira, iniciativa de Professor Euler (PSD)


Licenciado em Estudos Sociais e História, tem Mestrado em Educação. Ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1993 e sua trajetória está intimamente relacionada à educação, tendo exercido docência e ocupado cargos de chefia em áreas afins da corporação. Foi Comandante do Colégio da Polícia Militar do Paraná e Chefe da Divisão de Educação Básica da Academia Militar do Guatupê.



Texto:   Marcio Alves da Silva
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.