back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de novembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 31/10/2019 - 16:08:15

Câmara encerra Outubro Rosa
e inicia Novembro Azul

  • Ao longo do dia foram ofertadas ações como quickmassage e reiki. (Foto: /Carlos Costa)
  • Também esteve disponível aos funcionários uma barraca de produtos naturais isentos de agrotóxicos. (Foto: /Carlos Costa)
  • Produtos veganos também marcaram presença no encerramento do Outubro Rosa. (Foto: /Carlos Costa)
  • Pescados também foram oferecidos. (Foto: /Carlos Costa)
Ontem (30) a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) encerrou as atividades referentes ao Outubro Rosa, destinado à conscientização quanto à saúde da mulher, e deu início ao Novembro Azul, que diz respeito à saúde masculina. Para a chefe do Setor de Medicina e Saúde Ocupacional, Elis Bianca Azevedo, a somatória das atividades desenvolvidas na Casa foi positiva “com muitas ações como sorteios de quickmassage e reiki e sorteios para estimular terapias voltadas para a saúde ocupacional”. 

No dia 29, houve a disponibilização de uma feira orgânica, que contou com um caminhão de peixe e uma banca vegana. O encerramento das atividades do Outubro Rosa se deu no dia 30. Três palestrantes se dirigiram aos servidores da CMC: Emir de Sá Riechi, médico urologista, especializado na prevenção masculina; Aline Tatsch Dias da Rosa, especialista em medicina ayurvédica; e Paola Palú que falou sobre qualidade de vida.

Ao longo do mês, diversas atividades foram desenvolvidas como, por exemplo, a palestra realizada no dia 17 que teve por tema “A importância do diagnóstico precoce para vencer o Câncer de Mama”. A atividade foi promovida pelos vereadores Bruno Pessuti (PSD) e Fabiane Rosa (DC) e contou com a participação de especialistas na área e pacientes. Bruno Pessuti enfatizou a importância do tema: "É alarmante ver o índice de mulheres que descobrem o câncer já em estágio avançado. É nosso dever, no Legislativo municipal, ampliar o debate e propor soluções para que a população tenha acesso ao diagnóstico ágil e ao tratamento adequado". A vereadora Fabiane Rosa lembrou que os homens também podem enfrentar o problema do câncer de mama: "Os homens também devem ser sensibilizados quanto ao câncer de mama. Peçam que eles realizem os exames preventivos”.

No dia 22, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma palestra com o tema “Outubro Rosa: saúde da mulher”. A iniciativa do evento foi da vereadora Julieta Reis (DEM) e teve apoio do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (SIEMACO-Curitiba). Manifestaram-se Edvin Javier Boza Jimenez, coordenador do programa Mãe Curitibana, da Secretaria Municipal de Saúde; Karina Utrabo Prosdócimo, médica do Programa Mãe Curitibana; e Cláudia Diniz, enfermeira do SIEMACO-Curitiba. Eles garantiram que não há filas para o exame de mamografia no SUS. Karina Utrabo elencou alguns fatores de risco da doença, como por exemplo, a idade; o sexo feminino [ser mulher é um fator de risco]; o estilo de vida [sedentarismo, tabagismo, álcool, drogas sobrepeso]; antecedentes ginecológicos; postergação da gestação; e fatores genéticos e hereditários. A médica esclareceu que 28% dos casos podem ser reduzidos através de alimentação saudável, atividades físicas e controle do peso.

Elis Bianca Azevedo solicitou a todos os funcionários da Câmara que tragam sugestões de ações para o mês Novembro Azul, que foca na saúde masculina. Emir de Sá Riechi, médico urologista, especializado na prevenção masculina, que falou na manhã do dia 30, explicou que o câncer de próstata nos homens é o mais comum, representando 31,7% dos cânceres que atingem homens. O número de mortes pela doença no Brasil em 2017 foi de 15.391.


Texto:   João Cândido Martins
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.