back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 26 de fevereiro de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 04/11/2019 - 15:21:22

Vereadores discutem multas a
veículos no Aeroporto Afonso Pena

  • “Será que as multas são legítimas? Qual é o tempo necessário para caracterizar o embarque e o desembarque de passageiros?”, questiona Mauro Ignácio. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Para mim, o agente está multando por câmeras [de vídeo, em vez de presencialmente]”, opinou Ezequias Barros. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
“Das 35 mil multas aplicadas em 2017 e 2018 [na área de embarque e desembarque do aeroporto Afonso Pena], 20 mil foram para [veículos de] Curitiba”, expôs, no plenário da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (4), o parlamentar Mauro Ignácio (PSB). Ele relatou a dificuldade para obter essas informações junto ao município vizinho, de São José dos Pinhais, e sugeriu medidas para prevenir a aplicação desmedida de multas aos usuários do aeroporto.

“Será que as multas são legítimas? Qual é o tempo necessário para caracterizar o embarque e o desembarque de passageiros?”, Ignácio questionou em plenário. Segundo dados que o vereador obteve via Lei de Acesso à Informação junto à prefeitura de São José dos Pinhais, foram 18 mil multas em 2017, resultando numa arrecadação de R$ 872 mil, e 17 mil ocorrências no ano passado, perfazendo R$ 719 mil. A fiscalização seria feita por somente dois agente de trânsito e pela Polícia Militar.

“Para mim, o agente está multando por câmeras [de vídeo, em vez de presencialmente]”, opinou Ezequias Barros (Patriota), que se queixou de ter sido multado duas vezes no aeroporto. Mauro Ignácio, que também teve essa experiência, afirmou que pediu as imagens das câmeras de segurança, para recorrer das multas, e não recebeu as gravações.

Maria Manfron (PP) e Bruno Pessuti (PSD) também comentaram a situação descrita por Ignácio. O vereador disse que apresentará formalmente sugestões à Infraero para que haja campanha educativa no local e que nova área para embarque e desembarque seja viabilizada. Ele vinha tratando do tema em plenário desde o início do ano, quando registrou o requerimento de informações na CMC (074.00015.2019).


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.