back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 14 de novembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 04/11/2019 - 15:28:07

Notas da sessão plenária de
4 de novembro – 1ª edição

  • O trabalho da Clinicão Clínica Veterinária, serviço prestado pela Rede de Proteção Animal, foi elogiado por Toninho da Farmácia. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Zezinho Sabará pediu atenção da Prefeitura de Curitiba ao tráfego no Contorno Sul. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Projeto sobre uso do recuo frontal foi devolvido por Urbanismo para reanálise da Comissão de Constituição e Justiça. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Professor Euler relatou ter recebido mensagens de alunos citando projetos dele que entenderam estar relacionados à “democratização do acesso ao cinema no Brasil”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Herivelto Oliveira repercute ação de pessoa que fez arte em cima de pichação. (Foto: Rodrigo Fonsceca/CMC)
  • Confira o trabalho da terapeuta Meka Cesar, que teve seu imóvel pichado. (Montagem: Marcio Silva/CMC com fotos do Facebook).
Clinicão
O pronto atendimento da Clinicão Clínica Veterinária, neste fim de semana, na demanda na Vila Verde, foi motivo de elogio do vereador Toninho da Farmácia (PDT) ao serviço prestado pela Rede de Proteção Animal. “Um espinhel, um anzol, ficou preso na boca do animalzinho”, relatou, destacando que tão logo feito o telefonema a equipe agiu para resgatar o cachorro. (Foto 1)
 
Contorno Sul
Para o vereador Zezinho Sabará (PDT), o tráfego de veículos pelo Contorno Sul precisa ser reavaliado, pois tem apresentado problemas. Ele citou ocorrência da semana passada, quando saiu de onde mora às 16h30 para uma reunião às 18h na Prefeitura de Curitiba. “Saí e me deparei com um engarrafamento. Fui chegar só às 18h20”, declarou. (Foto 2)
 
Reanálise da CCJ
Projeto do vereador licenciado Felipe Braga Côrtes (PSD) foi devolvido à Comissão de Constituição e Justiça para reanálise, por decisão da maioria dos membros de Urbanismo. A iniciativa trata do uso do recuo frontal pelos estabelecimentos comerciais (005.00043.2019 com substitutivo 031.00056.2019). Fabiane Rosa (DC) tinha dado parecer favorável, mas prevaleceu voto separado de Serginho do Posto (PSDB) pela devolução à CCJ. Toninho da Farmácia (PDT), Paulo Rink (PL) e Pier Petruzziello (PTB) participaram da reunião. (Foto 3)

Redação Enem
Ao comentar o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Professor Euler (PSD) relatou ter recebido mensagens de alunos citando projetos dele que entenderam estar relacionados à “democratização do acesso ao cinema no Brasil” - 15.242/2018 (exibição de obras cinematográficas adaptadas) e 15.410/2019 (meia-entrada para estudantes de cursos livres). “Uma vez aprovado pela CMC, o projeto passa a ser de todos os vereadores”, disse Euler, que também citou como exemplo o projeto Cinema na Praça, do governo do Paraná. (Foto 4)

Exemplo I
No horário da liderança do partido Cidadania, Herivelto Oliveira repercutiu ação realizada pela proprietária da clínica Karuna Mudita - Espaço de Cura, no bairro Vista Alegre, que teve seu imóvel pichado. Ao invés de apenas pintar as paredes novamente, ela decidiu fazer pinturas sobre o espaço vandalizado. Para o vereador, a atitude serve de exemplo de como lidar com o que ele considera “um dos grandes males de Curitiba”. (Foto 5)

Exemplo II
Oliveira exibiu vídeo feito pela terapeuta Meka Cesar, no último sábado (2), em que explica suas criações artísticas, com “cor, delicadeza, bastante movimento e símbolos sagrados”. A expectativa da terapeuta é que não ocorram mais pichações e que a arte nos muros seja um presente para a comunidade.  “Como ela me disse, procurou transformar um limão em uma limonada”, elogiou o parlamentar. (Foto 6)


Texto:   José Lazaro Jr. e Marcio Alves da Silva
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.