back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 29 de maio de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/11/2019 - 13:07:07

CMC aprova votos de congratulações
à Polícia Científica do Paraná

  • Bruno Pessuti coletou assinaturas para a homenagem à Polícia Científica, pela identificação do assassino da menina Rachel Genofre. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Maria Leticia Fagundes: “No caso do crime da Rachel, foram realizados mais de 100 exames de DNA”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Professora Josete também destacou a iniciativa. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Tico Kuzma parabenizou também o “governo federal, que neste ano ampliou o banco de dados de coletas de DNA”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “É muito importante que possamos ampliar esse banco de dados [de DNA]”, comentou Osias Moraes. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
“É uma simples homenagem, que representa nosso agradecimento”, destacou Bruno Pessuti (PSD), na defesa de votos de congratulações e aplausos a peritos da Polícia Científica do Paraná, pela identificação do assassino da menina Rachel Genofre, morta em 2008. Assinado por diversos vereadores, por iniciativa de Pessuti, o requerimento (077.00480.2019) foi aprovado em votação simbólica e unânime, na sessão desta quarta-feira (6) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

“São 15 os homenageados, que trabalharam na elucidação do caso”, acrescentou o responsável pela proposição. “Estamos pedindo aos vereadores que possam ceder uma cota de seus votos, dentro do mês de novembro. Temos 5 cotas e irei doar minhas 5, para que dentro do nosso Regimento Interno possamos fazer a entrega dos diplomas, na próxima semana ou nas próximas semanas”, completou.

Ainda segundo Pessuti, o ato dessa terça-feira (5), na CMC, para pedir que a Rodoferroviária receba o nome da menina Rachel Genofre, coincidiu com a coleta das assinaturas em plenário. O caso, lembrou, “foi considerado uma das maiores tragédias que tivemos no estado do Paraná”. “Temos aqui a vereadora Maria Leticia [Fagundes, do PV], como nossa representante [da Polícia Científica], que é uma perita também.”

No debate do requerimento, Maria Leticia, que é médica legista no Instituto Médico Legal (IML), destacou o trabalho dos peritos. “No caso do crime da Rachel, foram realizados mais de 100 exames de DNA. Não houve falta de determinação. Houve talvez falta de recursos”, ponderou. “Fica meu lamento que só se lembre da Polícia Científica nesses momentos, mas ela é fundamental na elucidação de todos os crimes”, salientou a vereadora.

“Temos muitos casos que nunca foram solucionados. É uma angústia para as famílias, que fica”, disse Professora Josete (PT), ao parabenizar a iniciativa. Tico Kuzma (Pros) destacou o trabalho de toda a Polícia Civil, inclusive a de São Paulo, e “também do governo federal, que neste ano ampliou o banco de dados de coletas de DNA”.

“Isso colabora com essa e outras investigações, que precisam ser solucionadas”, acrescentou Kuzma. “A Polícia Científica, ao longo desses anos, trabalhou e pôde chegar ao assassino. É muito importante que possamos ampliar esse banco de dados [de DNA]”, comentou o vereador Osias Moraes (Republicanos), vice-líder do prefeito na Casa.


Texto:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.