back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 19 de novembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/11/2019 - 18:00:38

Parlamento Jovem aprova curso
de primeiros socorros nos CEIs

  • A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou nesta quinta-feira (7), uma nova dinâmica envolvendo os alunos que participam da 3ª edição do Parlamento Jovem. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • O encontro foi coordenado pelo vereador professor Euler, presidente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • Os projetos e sugestões ao Executivo foram debatidos pelos estudantes durante o encontro. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • Os estudantes aprovaram o projeto elaborado por Maria Eduarda Spake, que pretende a obrigatoriedade do curso de primeiros socorros para professores dos Centros de educação infantil (CEIs) municipais. (Foto: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou nesta quinta-feira (7), uma nova dinâmica envolvendo os alunos que participam da 3ª edição do Parlamento Jovem, uma parceria entre a Escola do Legislativo da CMC e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O programa simula a rotina das atividades parlamentares e oferece aos vereadores mirins a possibilidade de reproduzir a configuração do Legislativo Municipal com apresentação, discussão, debate e votação de projetos de lei fictícios. Neste encontro os vereadores mirins aprovaram 1 projeto e diversas sugestões ao Executivo. O encontro foi coordenado pelo vereador Professor Euler, presidente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal. 

As atividades práticas começaram no dia 20 de setembro, quando foram escolhidos os integrantes da Mesa. Para a presidência foi escolhida Beatriz Gomes; para a 1ª vice-presidência, João Pedro Guimarães Lins; para a 2ª vice-presidência, Antonia Pinotti von Hartenthal; para o 1º secretariado, Maria Eduarda Spake; para o 2º secretariado, Isabela Cury Marques; para o 3º secretariado, Leilane Sanches Zamboni; e para o 4º secretariado, Alisson Felipe da Cruz

Dois projetos foram discutidos e votados, sendo que apenas 1 obteve aprovação. Foi o projeto elaborado por Maria Eduarda Spake, que pretende a obrigatoriedade do curso de primeiros socorros para professores dos Centros de educação infantil (CEIs) municipais. “A ideia”, segundo a autora “é dar continuidade á formação dos professores”. Para ela, ao se trabalhar com crianças de 0 a 9 anos, há uma grande possibilidade de surgirem situações emergenciais e, nesse sentido, seria aconselhável que os professores soubessem como agir antes da chegada do SAMU ou do SIATE. Ela reforçou que o projeto não irá criar custos para a prefeitura. O projeto foi apresentado na forma de substitutivo, pois a autora entendeu que seria o caso trocar CMEIs e escolas, por CEIs. O projeto foi aprovado por 12 votos favoráveis contra 6 negativos.

Também analisado foi o projeto de Pércio Henrique Correa, que pretendia conferir aos Guardas Municipais a prerrogativa de revistar alunos de escolas municipais para evitar o tráfico de entorpecentes. Os demais componentes do parlamento Jovem objetaram que o projeto era falho pois poderia ensejar o preconceito contra este ou aquele aluno. Após muita discussão, o projeto só obteve um voto positivo. 

Em seguida, foram lidas as sugestões ao Executivo elaboradas pelos alunos. Entre elas, a que possibilita às escolas fornecer informações sobre DSTs e depressão; a que trata da segurança de ciclistas nas canaletas; a que pretende o ensino de libras na educação infantil; e a que pretende a distribuição gratuita de absorventes femininos em Unidades de Saúde. Com o término desses encontros, agora o projeto aprovado e as sugestões serão analisados pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba e serão apresentados na sessão plenária do dia 20. Caso seja do entendimento dos parlamentares, eles podem se tornar realidade, isto é, serem propostos de fato, como foi o caso dos projetos que criaram aSemana de Conscientização e Combate ao Bullying e a Semana do Ambientalismo Consciente, aprovados na última edição do Parlamento Jovem



Texto:   João Cândido Martins
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.