back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 13 de dezembro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/11/2019 - 13:07:49

Notas da sessão de
12 de novembro – 1ª edição

Abaixo-assinado
O vereador Alex Rato (PSD) pediu apoio dos parlamentares de Curitiba para que sejam obtidas 1 milhão de assinaturas a favor da manutenção das regras atuais do Sistema CNC-Sesc-Senac. “Trabalhei por 14 anos na Fecomércio. Eu sei como ele impacta a vida de milhões de brasileiros no ensino profissionalizante. Só no Paraná, gera 3 milhões de empregos”, defendeu o parlamentar.

Feminicídio

“O Paraná é o 5º estado onde mais ocorrem feminicídios”, alerta Maria Leticia (PV). A vereadora apresentou em plenário este e outros dados relacionados à violência contra a mulher para divulgar a audiência pública que será realizada nesta terça-feira (12), a partir das 19h no auditório 100, na Reitoria da UFPR, com o tema “O que é feminicídio?”. “Precisamos discutir o feminicídio. De cada 5 mulheres, 1 já sofreu violência”, reforçou a parlamentar.

Risco ambiental I

Professora Josete (PT) apresentou estudo que, segundo ela, demonstra o risco de que o aterro sanitário da empresa Essencis possa causar danos ambientais, por não estar em conformidade com as normas técnicas. “É uma situação grave, pois há risco de contaminação, de mananciais que abastecem Curitiba, e da população do entorno”, avisou a vereadora.

Risco ambiental II

Apesar de funcionar há vários anos, o aterro, que funciona no bairro CIC e recebe parte dos resíduos da cidade, teria recebido autorização apenas em 2019. Josete pediu posicionamento da Prefeitura sobre o assunto e mostrou mapa do local, que segundo ela comprovaria que limites mínimos de distância de rios e moradias não estariam sendo cumpridos. “Não entendemos como se libera um aterro neste local”, conclui a vereadora.

Escola Maringá I

A falta de professores e funcionários na Escola Municipal Maringá, no Pinheirinho e outras queixas foram trazidas ao conhecimento do plenário por Marcos Vieira (PDT). Ele diz ter sido procurado por pais de alunos, que fizeram um abaixo-assinado pedindo providências à Prefeitura. Segundo o vereador, faltam 6 professores, o que força a equipe de profissionais a se desdobrar em múltiplas tarefas, afetando a qualidade de ensino e impedindo atividades de contraturno e o uso do laboratório de informática e do Farol do Saber. Marcos Vieira informa ter solicitado uma reunião com a secretária de Educação para tratar do tema e protocolado um pedido de informações oficiais (062.00578.2019)

 

Escola Maringá II
O líder do governo da CMC, Pier Petruzziello (PTB), disse que a situação deve ser normalizada em breve, pois a Prefeitura está em fase de convocação de 607 professores que serão contratados por tempo determinado por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS). “Graças a quem votou a favor do PSS, as escolas terão de volta seus professores”, explicou o líder, que pediu o fim da polarização política, especialmente “quando a cidade está em jogo”.

Aplicação de emendas I
O plenário aprovou sugestão de Professor Euler (PSD) à Prefeitura de Curitiba para que sejam realizados estudos com o objetivo de revisar os critérios para contratação e fiscalização de empresas prestadoras de serviços em escolas municipais (203.00203.2019). Vereador apresentou exemplo da Escola Municipal Ditmar Brepohl, na CIC, para a qual destinou emenda de R$ 6 mil reais, que foi aplicada na pintura da quadra poliesportiva.

Aplicação de emendas II
Segundo Euler, que apresentou fotos do local, o serviço foi mal feito por uma prestadora de serviço contratada pela escola e não durou nem um ano. “A escola ainda teve que comprar mais tinta e professores pintaram o restante”, revelou. No entendimento do parlamentar, deve haver descredenciamento de empresas que prestam serviços insatisfatórios ao poder público.



Texto:   José Lazaro Jr. e Marcio Alves da Silva
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.