back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 26 de janeiro de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/11/2019 - 17:59:18

CMC e Arquidiocese de Curitiba
discutem Corpus Christi 2020

  • Dom José Antônio Peruzzo e outros representantes da Arquidiocese de Curitiba visitaram a CMC, na tarde desta quarta-feira. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • A pedido de Sabino Picolo, a coordenação de emenda coletiva ao Corpus Christi 2020 caberá a Geovane Fernandes. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Em reunião na tarde desta terça-feira (12), na presidência da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), 15 vereadores receberam o arcebispo da capital, Dom José Antônio Peruzzo, e representantes da coordenação do evento de Corpus Christi. O presidente do Legislativo, Sabino Picolo (DEM), e os demais parlamentares discutiram com os convidados apoio à edição 2020 da celebração, que terá como tema “O Pão da Vida”.

A pedido de Sabino Picolo, a coordenação de emenda coletiva ao Corpus Christi 2020, oficializado como evento oficial de Curitiba pela lei municipal 15.219/2018, caberá a Geovane Fernandes (PTB). Proposição de 14 vereadores ao evento da Igreja Católica, destinada ao orçamento deste ano, alocou R$ 267 mil à celebração (308.00561.2018).

Na conversa com os vereadores, Dom Peruzzo comentou o noticiário recente, com crises em países vizinhos e a escalada da violência, até mesmo em atividades esportivas. “O evento religioso está orientado para cultivar os valores de paz”, observou. Ao ser uma pessoa fraterna, acrescentou, “não posso ser coerente se excluo a pessoa que pensa diferente”.

>> Confira mais fotos da reunião no Flickr da CMC.

Segundo Eduardo de Oliveira Filho, da coordenação do Corpus Christi de Curitiba, o público da última edição, em junho passado, foi de cerca de 110 mil pessoas. “É o maior evento da cidade de Curitiba”, afirmou. Os custos para a celebração de 2020, entre materiais de apoio e infraestrutura, devem chegar a R$ 600 mil, apontou o visitante. O pedido de emenda coletiva à CMC, completou Dom Peruzzo, “é para ajudar os  outros”.

Dentre outros dados do último Corpus Christi de Curitiba, Oliveira Filho ainda destacou a arrecadação de 1 tonelada de alimentos e a participação de 800 voluntários. As 10 horas de programação, apontou, incluíram atividades à população em situação de rua. Ele defendeu que o evento não só celebra a fé, mas promove a arte, a integração familiar, o turismo religioso, a gastronomia e a hotelaria locais.

Além de Sabino Picolo e de Geovane Fernandes, estiveram na reunião os vereadores Alex Rato (PSD),  Colpani (PSB), Dona Lourdes (PSB), Herivelto Oliveira (Cidadania), Marcos Vieira (PDT), Maria Manfron (PP), Mauro Bobato (Pode), Mauro Ignácio (PSB), Oscalino do Povo (Pode), Rogério Campos (PSC), Serginho do Posto (PSDB), Tico Kuzma (Pros) e Tito Zeglin (PDT).

Da Arquidiocese de Curitiba, além de Dom José Antônio Peruzzo e de Eduardo de Oliveira Filho, acompanharam a visita o padre Juarez Rangel, da Ação Evangelizadora; os diáconos Sérgio Hércules e Sidnei Lemes; e Eliseu Rocha, Jacir Mendes e Remildo Alves, da coordenação do Corpus Christi.


Texto:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.