back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 31 de março de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 10/02/2020 - 15:07:53

Sugestões ao Executivo pedem
acessibilidade e melhorias na
mobilidade

  • Câmara aprova 12 sugestões ao Executivo nesta segunda-feira. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • Vereador Professor Euler sugere ao Executivo que implante medidas de acessibilidade em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Toninho da Farmácia pede melhorias em asfalto no Vitória Régia e ônibus para o Caiuá. (Foto: rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou 12 requerimentos de sugestões ao Executivo na sessão plenária desta segunda-feira (10). Entre eles, seis proposições foram do vereador Professor Euler (PSD), o qual propõe à prefeitura a realização de estudos para implantação de estruturas de acessibilidade nas vias públicas do município (203.00008.2020). Segundo eles, o Executivo poderia atrelar as obras de revitalização de vias a medidas de acessibilidade, visando tanto pessoas com deficiência como idosos, gestantes e outros que se encontrem com dificuldade de locomoção. Todas as proposições podem ser conferidas aqui.

Para o vereador, Curitiba deveria dar início a um “grande programa de acessibilidade”, principalmente em regiões com maior concentração de gente circulando, como o Centro, por exemplo. “A população de Curitiba, como é tendência no mundo todo, está envelhecendo. Precisamos pensar também nas mães e pais que, às vezes, estão com carrinho de criança transportando seus filhos”, pontuou. Entre os outros temas abordados nos requerimentos de Professor Euler estão medidas para coibir a ação dos chamados fura-catracas (203.00010.2020) e melhorar o trânsito no cruzamento entre as ruas Pedro Viriato Parigot de Souza, Ângelo Nabosne e Padre Paulo Warkocz, no Ecoville (203.00011.2020).

Para avançar na mobilidade urbana, Toninho da Farmácia (PDT) também apresentou sugestão ao Executivo para que reforce a camada asfáltica da rua Martha Gembaroski Tuleski, na Vila Vitória Régia, na CIC (203.00002.2020). Segundo ele, a pavimentação atual não foi feita para suportar o tráfego de veículos pesados que transitam pela região industrial da capital, o que acabou danificando o asfalto. Em outro documento, Toninho pediu a implantação de uma linha de ônibus ligando o Caiuá à Vila São José do Passaúna, passando pela rua Ludovico Kaminski (203.00001.2020). “Essa rua, além de ser muito importante para a ligação das suas vilas, é importante porque tem muitas empresas [ali] instaladas”, justificou o parlamentar.

Outras sugestões foram ainda acatadas pela Câmara e deverão seguir ao Executivo, como de Rogério Campos (PSC), para que sejam implantadas tomadas USB nos ônibus, estações-tubo e terminais do transporte coletivo da cidade (203.00007.2020); de Geovane Fernandes (PTB), para substituição da ponte de madeira por uma de ferro entre as ruas Coronel Joaquim Antônio de Azevedo e Etelvina Maria da Silveira Coelho, no Sítio Cercado (203.00014.2020) e implantação de semáforo na rua Oliveira Viana com doutor Júlior Cesar Ribeiro de Souza, no Hauer (203.00015.2020); e de Dalton Borba (PDT), para otimização do processo administrativo para realização de eventos culturais em espaços públicos de Curitiba (203.00016.2020).


Texto:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.