back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 29 de maio de 2020
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/02/2020 - 08:10:29

Projeto pretende alterar data
 municipal dedicada à epilepsia

  • Dia 26 de março se tornou a data mundialmente conhecida de conscientização sobre a epilepsia em 2008. (Foto: Liga Brasileira de Epilepsia)
  • A vereadora Maria Leticia pretende alterar a data já instituída no calendário oficial do município. (Foto: Carlos Costa/CMC)
A vereadora Maria Leticia (PV) protocolou, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), projeto de lei que pretende alterar a data dedicada à epilepsia, no município. De acordo com a proposta, em vez de ser realizado em 9 de setembro, como prevê a legislação atual, a data ser passaria a ser 26 de março (005.00013.2020).

Segundo Maria Leticia, a mudança é necessária porque, quando a lei municipal 11.764/2006 foi sancionada, ainda não havia uma data mundialmente conhecida para conscientização sobre a doença. Nesse caso, a dia celebrado por Curitiba não estaria condizente com a data mundial. Conforme explica a vereadora, o movimento “Purple Day” (Dia Roxo) surgiu em 2008 em Nova Escócia, no Canadá. Ele foi criado por Cassidy Megan, na época uma menina de 9 anos, com ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS).  

Maria Leticia cita que, de acordo com a Liga Brasileira de Epilepsia, o "Purple Day" é um dia de esforço internacional dedicado à conscientização sobre a epilepsia em todo o mundo e que todos os anos, no dia 26 de março, as pessoas em diversos países são convidadas a usar roxo em um dia de acolhimento e apoio à conscientização da epilepsia.

Tramitação
Protocolado no dia 6 de fevereiro, o projeto primeiramente receberá uma instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris), para então passar pelas comissões temáticas, nas quais poderão ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de órgãos públicos afetados por seu teor. Depois do trâmite nas comissões, a proposição estará apta para seguir para o plenário e, se aprovada, para a sanção do prefeito para se tornar lei.


*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Isabela Miranda, especial para a CMC. 
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.
Revisão: Claudia Krüger


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2020 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.